Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio ambienteOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outras acepções de ambiente, veja ambiente.
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Março de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde março de 2010). Ajude ecolabore com a tradução.
O trecho em língua estrangeira encontra-se oculto, sendo visível apenas ao editar a página.



O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. È o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física,química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:

Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção humana e outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenosnaturais que podem ocorrer em seus limites.
Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente éo conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."[2]

A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química ebiológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". [1]

Índice [esconder]
1 Composição
2 Atividade geológica
3 Água na Terra
3.1 Oceanos
3.2 Rios
3.2.1 Córrego
3.3 Lagos
3.3.1 Lagoa
4 Atmosfera, clima e tempo
4.1 Camadas atmosféricas
4.1.1 Efeitos do aquecimento global
4.2 Clima
4.3 Tempo
5 Vida
6 Ecossistema
7 Biomas
8 Ciclos biogeoquímicos
9 Desafios10 Referências
11 Ver também
12 Ligações externas


[editar] ComposiçãoVer artigo principal: Ciências da Terra

As ciências da Terra geralmente reconhecem quatro esferas, a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera,[2] correspondentes às rochas, água, ar e vida. Alguns cientistas incluem, como parte das esferas da Terra, a criosfera (correspondendo ao gelo) como uma porçãodistinta da hidrosfera, assim como a pedosfera (correspondendo ao solo) como uma esfera ativa.

Ciências da Terra é um termo genérico para as ciências relacionadas ao planeta Terra.[3] Há quatro disciplinas principais nas ciêncais da Terra: geografia, geologia, geofísica e geodésia. Essas disciplinas principais usam física, química, biologia, cronologia e matemática para criar um entendimentoqualitativo e quantitativo para as áreas principais ou esferas do "sistema da Terra".

[editar] Atividade geológicaVer artigo principal: Geologia
A crosta da Terra, ou litosfera, é a superfície sólida externa do planeta e é química e mecanicamente diferente do manto do interior. A crosta tem sido gerada largamente pelo processo de criação das rochas ígneas, no qual o magma (rocha derretida) se resfria ese solidifica para formar rocha sólida. Abaixo da litosfera se encontra o manto no qual é aquecido pela desintegração dos elementos radioativos. O processo de convecção faz as placas da litosfera se moverem, mesmo lentamente. O processo resultante é conhecido como tectonismo.[4][5][6] Vulcões se formam primariamente pelo derretimento do material da crosta da zona de subducção ou pela ascensão...
tracking img