Responsabilidade social e cidadania corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA CORPORATIVA
Sérgio Luiz Scatolin da Silva[1]
Cidadania é o conceito de que um indivíduo participante de uma comunidade tem perante ela deveres, mas também possui direitos.
A atitude cidadã é aquela em que o indivíduo tem consciência de seus deveres e direitos perante a sua sociedade e dispõe-se e empenha-se em cumpri-los e usufruí-los em plenitude.
PeterDrucker[2] considera que as organizações só podem existir dentro de um ambiente social, razão pela qual empresas são consideradas organismos da sociedade. Portanto, participam dessa sociedade tal e qual os indivíduos participantes sociais.
Seguindo-se tal raciocínio, o conceito de cidadania aplica-se igualmente às organizações, de vez que toda e qualquer organização deveria assumir uma atitude deconhecer e usufruir seus direitos perante sua sociedade e/ou comunidade, mas sem se furtar de, em contrapartida, assumir suas responsabilidades e deveres com essa sociedade / comunidade.
Do conceito de cidadania corporativa, decorre o conceito de responsabilidade social, que o Instituto Ethos (www.ethos.org.br) define como “uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torneparceira e co-responsável pelo desenvolvimento social”.
Responsabilidade social empresarial, pois, é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras,respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Drucker (2002) comenta que as responsabilidades sociais de uma organização surgem em duas áreas:
a) dos impactos sociais causados pela organização; ou
b) como problemas da própria sociedade.
No primeiro caso (a), classificam-se todos os impactos ou conseqüências sobre a sociedade, decorrentes da própria atividade daorganização e seus produtos.
No segundo (b), refere-se aos problemas ocasionados ou gerados pelo meio social. Mesmo considerando que a organização não seja causadora de tais problemas, ela não estaria isenta de responsabilidades sobre o assunto, dada sua intensa relação com a sociedade da qual também participa.
Segundo Drucker, essas duas áreas devem ser consideradas pela administração da organização,pois ela, uma vez inserida na sociedade, mantém com esta uma relação de interdependência. Se os cidadãos, participantes individuais de uma sociedade ou comunidade, têm responsabilidades com o meio em que vivem e podem modificar sua sociedade na busca do bem comum, a organização assim também deve pensar e agir.
Drucker (op. cit.) sustenta que uma organização saudável não poderá existir dentro deuma sociedade doente. Logo, uma sociedade saudável é de interesse da administração, mesmo não sendo a causadora da enfermidade social.




Exemplos de aplicação do conceito de Responsabilidade Social:

• Ações sociais diretas ou indiretas com os membros da comunidade quanto aos aspectos da saúde, educação, cultura e promoção social.
• Projetos de inclusão social e/ou de desenvolvimento voltados àcomunidade.
• Gestão ambiental: preservação e/ou recuperação do meio-ambiente, reciclagem, coleta seletiva, reflorestamento, qualidade do ar, etc.
• Políticas de qualidade de vida e bem-estar de aplicação interna e extensiva à comunidade.
• Compromisso e prática de respeito aos direitos dos consumidores.
• Prestação de contas pública e permanente das ações sociais, econômicas e éticas daorganização, bem como de seus investimentos sociais, através do Balanço Social (vide abaixo).
• Planejamento estratégico que objetive também a geração de trabalho e renda aos membros da comunidade, além de investimentos na participação econômica direta ou indireta da sociedade nos resultados da organização.
• Projetos de assistência social e de promoção da dignidade humana.
• Políticas de produção de bens...
tracking img