RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: VALORES OU INTERESSES?

4447 palavras 18 páginas
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
CONTEMPORÂNEAS: VALORES OU INTERESSES?
Autor (a): Cintia Saavedra ci_cintia@hotmail.com
Estudante do curso de Administração de Empresas,
Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
Orientador (a): Daniela Doms ddoms@hotmail.com
Administradora, Mestre em Geografia Econômica pela Universidade Estadual de Londrina- UEL.

RESUMO:
O presente artigo pretende chamar atenção para o significado da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa nas organizações contemporâneas, haja visto que tal conceito em sua efetividade é permeado por contradições que tornam nebulosas as relações entre consumidor e empresas. Este ensaio teórico pertence ao início de uma pesquisa mais ampla, a qual tentará compreender de que modo a sustentabilidade e as estratégias de marketing verde são percebidas pelo consumidor, a fim de investigar, sobretudo, até que ponto a questão da responsabilidade social e sustentabilidade são tomadas como valores ou interesses pelas organizações.
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas, a degradação ambiental vem ganhando maior visibilidade, fazendo com que as empresas que utilizam recursos naturais e poluem o meio ambiente tomassem atitudes quanto à preservação e recuperação ambiental.
Conforme Dias (2006, p. 69), “o agravamento das condições ambientais provocou ao mesmo tempo aumento da consciência dos cidadãos sobre a importância do meio ambiente natural”. Além disso, relata que as empresas são responsáveis indiretas pelo crescimento do interesse pelo meio ambiente, devido ao fato de serem as causadoras dos principais impactos ambientais que despertaram a conscientização da sociedade quanto a esses problemas.
Os impactos causados pelas empresas ao meio ambiente refletem no seu mercado de atuação e na imagem da organização perante a opinião pública. Diante disso, as companhias passaram a incorporar a questão ambiental nos seus relatórios, adotar sistemas de gestão ambiental e investir

Relacionados