Responsabilidade social nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


Resumo 1

Introdução: 1

Diferença De Responsabilidade Social Empresarial E Filantropia 2

• Responsabilidade Social Empresarial 2

• Filantropia 2

Responsabilidade Social Empresarial No Passado 3

Responsabilidade Social Empresarial Atualmente 3

Responsabilidade Social É Uma Realidade 4

Existem Ganhos Empresariais A Partir Da Responsabilidade Social? 4Sistemas De Gestão Integrados 5

ISO 26000 Um Guia De Diretrizes De Responsabilidade Social 6

Responsabilidade Social Empresarial Nos Dias Atuais No Brasil 6

Considerações Finais 10

REFERÊNCIAS 11
























Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar sobre a Responsabilidade Social Empresarial de modo geral e focando a importância naspequenas empresas, sendo que atualmente que é de suma importância para o país, já que elas correspondem à maioria das empresas brasileiras. E isso vem acontecendo rapidamente, pois recente pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, concluiu que 81% das empresas de pequeno porte desenvolvem alguma ação social.




Introdução:



Engana-se aquele que pensa que Responsabilidade SocialEmpresarial (RSE) é um conceito que se aplica somente às grandes empresas. Não obstante sua origem tenha se dado no meio das grandes corporações, suas práticas foram rapidamente sendo incorporadas, ainda que em menor escala, pelas micro e pequenas empresas.
A adoção desse conceito pelas empresas foi conseqüência das pressões do mercado e da sensibilização dessa categoria de empresários em relaçãoaos problemas das comunidades em que estão inseridos. A exigência pelas grandes empresas de que seus parceiros e fornecedores incorporem práticas socialmente responsáveis à sua gestão, assim como elas o fazem, também impulsionou a disseminação do conceito de RSE entre as empresas de pequeno porte.
Hoje em dia, RSE deixou de ser assunto exclusivo de grandes empresas e passou a fazer parte tambémda gestão das micro e pequenas empresas, sendo fator de competitividade para todas elas. Uma gestão socialmente responsável, atualmente, é inclusive um dos critérios para concessão de créditos e financiamentos. Incorporar essas práticas à gestão empresarial não é difícil. Com pequenas mudanças no modo de gerir a empresa e com simples ações em prol da comunidade de entorno, dos colaboradores ou domeio ambiente, as micro e pequenas empresas demonstrarão seu diferencial perante o mercado e os consumidores. As modificações introduzidas com a adoção dessas práticas tornarão o negócio mais atrativo e seguro, pois uma atenção especial com a segurança dos colaboradores diminuirá a chance da empresa ter acidentes, a observância minuciosa dos direitos dos funcionários reduzirá seu passivotrabalhista, o cuidado em não poluir o meio ambiente poderá abrir portas para exportações.





Diferença De Responsabilidade Social Empresarial E Filantropia




Responsabilidade Social Empresarial



A Responsabilidade Social Empresarial consiste num conjunto de iniciativas pelo quais as empresas buscam voluntariamente integrar considerações de natureza ética, social e ambientalas interações com as "partes interessadas" que são os clientes, colaboradores, acionistas, comunidade, governo e outros, visando a busca de objetivos empresariais que alavancam o desenvolvimento sustentável da sociedade, cuidando dos seus recursos culturais e ambientais para as futuras gerações, respeitando plenamente a diversidade e buscando sempre a diminuição das desigualdades sociaisResponsabilidade social empresarial trata "da relação ética, a relação socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, em todas as   suas políticas, em todas as suas práticas, em todas as suas relações", sejam elas com o seu público interno ou externo da organização



Filantropia



A doação é muito confundida com a prática socialmente responsável, nada mais é do que uma...
tracking img