Responsabilidade social nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1626 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A responsabilidade social das empresas: uma discussão conceitual (p 59)

A responsabilidade social das empresas, movimento que recrudesceu nos anos 60, nos EUA, movido por maior consciência de grupos da sociedade em relação à responsabilidade das empresas na preservação do meio ambiente e dos direitos dos consumidores, questões essas de caráter social por referirem-se a problemas da sociedadecomo um todo, na atualidade, abrange uma gama de outros problemas de ordem social, em função de novas demandas decorrentes de transformações ocorridas no contexto econômico vivenciado neste século.
Desde os primórdios, tanto nos meios acadêmico ou empresarial, varias questões e controrvésias permeiam as reflexões acerca do que motiva a adoção de um comportamento e cultura socialmente responsávelna gestão dos negócios.
Estariam as empresas menos indiferentes frente à gravidade dos problemas sociais que assolam a humanidade e dispostas a assumirem um compromisso social que contribua para maior bem-estar da sociedade e sustentabilidade do planeta, ou seriam somente interesses econômicos e privados de sustentabilidade do próprio negocio?
Neste segundo capitulo, uma revisão bibliográficasobre o tema trará à tona as varias definições, modelos de avaliação de desempenho social, interesses e outras questões que envolvem o movimento da responsabilidade social das empresas no mundo dos negócios, desde seus primórdios até a atualidade.

As origens da responsabilidade social das empresas

O histórico da responsabilidade social das empresas remota a meados do século XVI e estáintimamente relacionado ao poder das empresas nos EUA. Nessa época, as dividas que um individuo adquirira durante sua vida enquanto dono de algum negocio, por ocasião de sua morte, eram herdadas pelos seus descendentes, que legalmente eram obrigados a assumir o ônus de atos individuais de seus membros (Korten, 1996). Logo, a responsabilidade social era antes de tudo uma responsabilidade individualfamiliar.
Já no século XVIII, as autoridades governamentais definiram que as dividam referentes aos negócios seriam responsabilidade dos investidores, e estes passaram a ter deveres específicos. A constituição de empresas acontecia somente através de autorizações concedidas pelo poder publico e poderiam ser retiradas, se houvesse entendimento de que deixavam de servir ao interesse publico. Os alvaráseram concedidos pelo governo às empresas que prometessem benefícios sociais, as quais prestavam serviços nas áreas de construção, transporte e infra-estrutura.
Até o século XIX, a responsabilidade social das empresas, referia que “o direito de conduzir negócios de forma corporativa era questão de prerrogativa do Estado [...] e não um interesse econômico privado” (Hood apud Ashley, 2000, p. 1).Logo, mesmo sendo organismos privados, suas ações eram mantidas sob forte controle do Estado e dos cidadãos, e, embora houvesse um historia de continuas pressões por parte das empresas em expandir seus direitos e limitar suas obrigações, as clausulas das autorizações também limitavam abusos relativos ao acumulo de poder pessoal (Korten, 1996). Logo, interesses sociais deveriam ser preservadosfrente aos privados.
A guerra civil norte-americana (1861-1865) marcou mudanças na legislação das empresas possibilitando que na legislação das empresas, possibilitando que realizassem também serviços de interesse privado, além daqueles de interesse publico. À que seu lucro aumentava, conseguiam exercer maior pressão sobre o governo e obter maiores benefícios. E, embora “Grupos de cidadãosempenhados em conservar a responsabilidade das corporações [continuassem] combatendo os abusos” (Korten, 1996, p. 75), as empresas adquiriram suficiente controle sobre os órgãos legislativos e aprovaram leis favoráveis a elas mesmas em relação às suas responsabilidades, incluindo isenção sobre danos ao trabalhados ou em questões como salários, horas trabalhadas, condições de trabalho e máxima produção....
tracking img