Responsabilidade social na micro e pequena empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Responsabilidade Social Empresarial como fator de competitividade para a Micro e Pequena Empresa


Rodrigo Morais e Silva – rodrigomorais33@bol.com.br

MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção
Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG
Goiânia, Goiás, 19 de Agosto de 2012





RESUMO


O posicionamento das micro e pequenas empresas no cenário econômico nacional,apresenta números expressivos e a gestão de organizações deste porte não é tarefa fácil, pois as dificuldades impostas pelo mercado, aliadas à falta de conhecimento dos empreendedores, muitas vezes as fazem sucumbir nos primeiros anos de vida. Neste sentido, o objetivo deste estudo é mostrar aos gestores destas empresas que, mesmo com recursos limitados é possível, por meio da Responsabilidade SocialEmpresarial, desenvolver ações que além de promover o desenvolvimento do seu negócio, tornando-o mais competitivo, tornam-se também agentes de transformação para a sociedade na qual estão inseridas, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Desta forma, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, visando buscar uma fundamentação teórica e informações acerca do tema. Aestrutura deste trabalho foi assim formatada: Primeiramente discorre-se um pouco da história da Responsabilidade Social e da Responsabilidade Social Empresarial. No segundo momento é apresentado um panorama atual das micro e pequenas empresas a nível nacional. Em seguida apresenta-se um estudo realizado pelo Sebrae, onde foi possível constatar que há muito o que se fazer no intuito de difundir aconscientização acerca do tema abordado, apresentando ainda as sete diretrizes desenvolvidas pelo instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Diretrizes estas que devem servir como base para uma profunda mudança cultural na gestão destas empresas. Por último consta a conclusão deste pesquisador sobre o tema tratado, onde mostra, que é possível promover o desenvolvimento sustentável não só nasgrandes organizações mas também nas micro e pequenas empresas .




PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social. Responsabilidade Social Empresarial. Micro e Pequena Empresa. Competitividade








1 INTRODUÇÃO



O termo, Responsabilidade Social, vem se tornando a cada dia mais comum em nosso meio, tanto que podemos notar um movimento mundial acerca desse assunto, envolvendo asociedade, o governo e as organizações que, por meio da gestão empresarial, exercem uma importante função na disseminação desse tema.
Nas décadas de 70 e 80, a ética empresarial começou a desenvolver-se e consolidou-se como campo de estudos. Filósofos que entraram em cena, aplicando teoria ética e análise filosófica, com o objetivo de estruturar a disciplina ética empresarial. AResponsabilidade Social foi amplamente discutida em conferências onde as questões morais e éticas, no mundo dos negócios, também eram colocadas em prática. Surgiam centros com a missão de estudar esses assuntos (SUCUPIRA apud LOURENÇO e SCHRÖDER, 2003).
Desse modo, com uma maior participação de estudiosos, na questão da Responsabilidade Social, o final da década de 90 apresenta a discussão sobre asquestões éticas e morais nas empresas, o que contribui, de modo significativo, para a definição do papel das organizações (SUCUPIRA apud LOURENÇO e SCHRÖDER, 2003).
No Brasil, a Responsabilidade Social começa a ser discutida ainda nos anos 60, com a criação da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE). Um dos princípios dessa entidade baseia-se na aceitação, por seus membros, de quea empresa, além de produzir bens e serviços, possui a função social que se realiza em nome dos trabalhadores e do bem estar da comunidade (SUCUPIRA apud LOURENÇO e SCHRÖDER, 2003).
Há cerca de quarenta anos, as organizações têm discutido dois fatores que sofreram alterações e que chamam atenção: a responsabilidade social e a responsabilidade ecológica.
De acordo com Donaire...
tracking img