Responsabilidade social interna e diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade Social Interna e Diversidade Cultural

Responsabilidade Social Interna

A responsabilidade social interna focaliza o público-interno da empresa, seus empregados e seus dependentes. O seu objetivo é motivá-los para um ótimo desempenho, criar um ambiente agradável de trabalho e contribuir para o seu bem-estar. Com isso a empresa ganha a sua dedicação, empenho e lealdade. Osganhos de produtividade são enormes.
A gestão da responsabilidade social interna é voltada para o público interno com ênfase nas áreas da educação, salários e benefícios, bem como assistência médica, odontológica e social. O objetivo principal é obter maior retorno de produtividade para os acionistas.


De Todos os temas relacionados à Responsabilidade Social Corporativa, talvez o que maisapresente obstáculos para sua efetiva implantação seja o que trata da diversidade cultural, ou seja da igualdade de oportunidade de ingresso, remuneração e desenvolvimento de colaboradores independentemente da sua raça, sexo, credo, cor ou opção sexual.

DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural ganhou importância para as empresas, especialmente a partir da década de 90, em função dasmudanças demográficas que passaram a ocorrer tanto na força de trabalho quanto no mercado consumidor. Um número crescente de pessoas oriundos de grupos considerados minorias (mulheres, negros, deficientes, etc.), passaram a fazer parte do mercado de trabalho e, conseqüentemente, do mercado consumidor tornando a diversidade cultural um desafio organizacional a ser compreendido e gerenciado. É possívelafirmar que o sucesso da gestão da diversidade é contingencial tanto a fatores internos (estratégia, estrutura, cultura) quanto externos (composição do mercado consumidor, concorrência, turbulência do ambiente). Em determinados contextos pode-se esperar que uma adequada gestão da diversidade cultural venha a representar um recurso estratégico capaz de fazer aumentar a performance das empresas.PRECONCEITO RACIAL E ÉTNICO

A desigualdade étnica na sociedade brasileira aponta profundas diferenças entre a população afro-descendente e os demais grupos. É comum ouvir que no Brasil não existe racismo, preconceito ou discriminação. Ao mesmo tempo é impossível negar o aumento das diferenças sociais e econômicas sofridas pela sociedade brasileira no decorrer dos séculos.

Conforme a pesquisa doInstituto Ethos e Ibope Opinião "Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas", a representação dos negros é mais baixa que a das mulheres. É menor ainda quanto mais elevado é o nível hierárquico - cai de 26,4% no quadro funcional para 3,4% no quadro de diretoria, em que as mulheres têm participação de 10,6%.
No caso da mulher negra a situação éainda mais desfavorecida, ela representa 8,2% das mulheres gerentes e 4,4% das diretoras. Em comparação, entre as mulheres brancas, a
porcentagem é de 89% das mulheres em cargos de gerente e 94% daquelas que ocupam postos da diretoria das empresas.

Nesse sentido, as empresas têm um papel fundamental no combate à discriminação e preconceito, já que podem adotar uma postura consciente depromoção da diversidade, em vez de omitir-se diante dos preconceitos e desigualdades na sociedade, acabando por reproduzi-los internamente.

Exemplo

O programa de diversidade da Fersol Indústria e Comércio, é mais dirigido para as mulheres, especialmente as negras, quando uma vaga é disputada por homens e mulheres, a prioridade da empresa tem sido para as mulheres, e entre elas as negras.
A empresasocialmente responsável deve tornar a diversidade racial um valor interno,
desempenhando assim, seu papel que lhe cabe de ajudar a operar uma transformação na
sociedade brasileira.

SUBORDINAÇÃO DAS MULHERES TRABALHADORAS

As mulheres quando comparadas aos homens, não apenas estão nas profissões de menor prestígio e mais baixa remuneração como ainda apresentam taxas de desemprego mais...
tracking img