Responsabilidade sócioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO


1- Discrimine os itens abordados por J. P. no artigo Empresas e Meio Ambiente. Em seguida faça um ligeiro comentário a respeito desses itens. Paralelamente faça umaaproximação com o texto meio ambiente: ética e responsabilidade social.

Resposta:

* O RSA ganha força, mas ainda é muito desconhecido.
* Antigamente era muita exploração e ninguém ligavapara o social. Questões ambientais nem existiam.
* Ultimamente já temos toda a base na questão ambiental, e até os clientes já esperam uma postura responsável. Fora isso a RSA diferenciammarcas e empresas.
* Foram criadas normas e certificações para melhor visão ambiental e social.
* A RSA começou a se fortalecer como fatores importantes na análise financeira. E apareceramalguns investimentos em empresas éticas.
* Lançamento o Global Compact com 10 princípios que visam ajudar as empresas a planejarem suas atuações.
* No Brasil já temos iniciativas eferramentas desenvolvidas no contexto sócio-ambiental. Ainda sim estamos muito atrás do mundo desenvolvido.

No texto de J P antes da R I as pessoas produziam e consumiam de acordo com as suasnecessidades e respeitavam o meio ambiente. Após a R I a economia passou a ser capitalista demandando grande nº de funcionários e muita matéria-prima, produzindo e explorando de forma descontrolada. Toda essaexploração “responsável” se retrata até o séc. XIX. Hoje o mundo precisa da RSA.
A partir de então de acordo com o texto Meio Ambiente: ética e responsabilidade social a questão RSA tem seefetivado com as leis ambientais, os ISO’s e as ONG’s.
A urbanização industrial mostra uma utilização desenfreada do meio em que vivemos, a ganância econômica torna-se uma espécie de motor que impulsiona asociedade capitalista. Nestes últimos dois séculos, se comportando como predadora do meio em que habita, e em última instância, de si mesma.
Existem pessoas que pensavam que o mundo natural...
tracking img