Responsabilidade ecologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indice
Introdução
Objectivos
O que é a Ecologia?
Convém saber um dos conceitos mais importantes deste trabalho, a Ecologia, que é a parte da biologia que estuda as relações dos organismos com o ambiente.
Introdução
Lavoisier, o famoso cientista dos primórdios da ciência química, deixou a conclusão abrangente de que na natureza nada se cria, nada de perde, tudo se transforma.
Baseando-senisso na física da Terra tudo é passível de se reciclar, de se transformar, nunca de se perder!
Na verdade, tudo evolui, tudo progride, e a tendência de qualquer sistema será o de preservar a sua própria sobrevivência.
Este trabalho, mostra-nos que devemos ter responsabilidade e consciência, para fazer da Terra um planeta, cada vez melhor!
 
Objectivos
* Esclarecer o conceito ecologia
*Identificar as grandes questões ecológicas da actualidade.
* Relacionar a acção humana com os problemas ecológicos.
* Esclarecer o conceito de responsabilidade.
* Pesquisar propostas de soluções para problemas ecológicos.
* Identificar o grau de adesão dos povos/nações/estados a essas propostas de solução.
* Apresentar uma opinião e critica sobre o assunto.
 
 
 
O Que é aEcologia?
 
Ecologia, segundo a enciclopédia, quer dizer:
- Estudo das relações dos seres vivos com o seu meio natural e da sua adaptação ao ambiente circundante.
 
Ecologia, 
- A Ecologia é a ciência que estuda os organismos vivos no seu meio ambiente. Estuda as relações que se estabelecem entre os diferentes seres vivos em consequência dos processos de nutrição, reprodução e outras funçõesbiológicas de cada espécie, e as influências que sobre eles exercem as mudanças de temperatura, luz, salinidade e outros factores ambientais. Por outro lado, a Ecologia estuda também a influência dos seres vivos sobre o meio ambiente, na medida em que de uma maneira ou outra o alteram e lançam nele os produtos de excreção. A Ecologia moderna estuda níveis de organização superior ao próprioindivíduo, como a população.
Um grupo de indivíduos da mesma espécie, que vivem numa determinada zona durante um determinado período de tempo constitui uma população. Todas as populações que habitam uma determinada área geográfica delimitada formam uma comunidade biótica, e esta, conjuntamente com o meio inerte em que se desenvolve, denomina-se sistema ecológico ou ecossistema.
Os estudos ecológicospodem realizar-se tendo como prioridade critérios básicos: espécies isoladas, espécies associadas, etc.
A Ecologia tem conhecido um grande desenvolvimento e, sobretudo, uma grande divulgação junto da opinião pública, que se mostra cada vez mais consciente e sensível a questões ambientais como a preservação do equilíbrio dos ecossistemas, a defesa da biodiversidade, a exploração de energiasrenováveis e o controle dos diversos tipos de poluição.
 
Poluição
 O conceito de poluição, de uma maneira geral, aplica-se a todas as intervenções dos humanos que de alguma forma perturbam (por vezes irremediavelmente) os equilíbrios naturais do meio ambiente.
Ao mesmo tempo, a ideia de poluição aparece associada à presença de elementos tóxicos que impossibilitam ou dificultam gravemente a vida talcomo nós a conhecemos, seja a nível local, seja a nível global. A poluição atmosférica e a poluição dos rios, resultante de efluentes industriais e urbanos, caracterizam-se justamente pelos seus níveis de toxicidade.
Já a poluição sonora é de um tipo diferente, pois consiste na existência de determinados níveis de ruído.
Todos os tipos de poluição são lesivos das várias formas de vida. Por vezes,provocam alterações dos ecossistemas que obrigam as espécies a adaptar-se às novas condições ambientais. A deslocação de populações é também um resultado possível. Casos há em que a degradação radical dos ecossistemas conduz à extinção de espécies.
A consciência destes problemas tem levado à adopção de medidas de controlo da poluição por entidades governamentais de numerosos países e por...
tracking img