Responsabilidade dos auditores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidades dos auditores

A responsabilidade do Auditor externo restringe-se em opinar sobre as demonstrações financeiras de uma organização a partir da investigação minuciosa e atenta deacordo com as normas de auditoria geralmente aceitas. A ética profissional é essencial no exercício da profissão do auditor. Assim, é dever destes profissionais transmitirem em total confiança,credibilidade e honestidade aos clientes durante a execução dos trabalhos.
Segundo Longo (2011), o objetivo principal do auditor externo não é desvendar irregularidades nas empresas auditadas. Talresponsabilidade por detecção e prevenção às fraudes caberia à administração e governança. Assim, o objetivo principal do auditor externo é certificar de que as demonstrações financeiras de determinada empresaestão de acordo com a realidade e não contém distorções materiais.
Segundo a afirmação de Attie (2011), o auditor não deve esquecer que poderá responder, civil e criminalmente, por prejuízos causadosa terceiros em virtude de culpa ou dolo no exercício de suas funções. Tem o dever e responsabilidade em manter sigilo de todas as informações obtidas de um cliente durante e após completar osserviços prestados.
De acordo com Cardozo, o auditor independente é uma peça imprescindível no cenário empresarial, tendo em vista que o parecer de auditoria se tornou indispensável para o publicoinvestidor, em razão de assegurar a credibilidade das informações contábeis divulgadas pelas empresas, desta forma os auditores independentes são a garantia límpida e a democrática de que as demonstraçõescontábeis refletem a situação financeira e econômica da entidade.
"A opinião do auditor é um documento de inestimável valor para a segurança das decisões de credores e investidores, à medida que sua funçãoprofissional é zelar pela fidedignidade e confiabilidade das demonstrações contábeis (CARDOZO, pg 13,1987).

Entretanto, José Carlos Oliveira de Carvalho afirma: é preciso destacar que a...
tracking img