RESPONSABILIDADE CIVIL POR ABANDONO AFETIVO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA

Diante do atual Direito de Família,onde as mudanças dos tradicionais padrões de família, são inumeros os casos onde pais não reconhecem e nem assumem o seu papel nodesenvolvimento e convivência afetiva com seus filhos, com isto, surge uma nova modalidade de indenização por dano moral, tratando-se da Responsabilidade Civil por abandono afetivo parental.
O Judiciário vemrecebendo ações onde se discutem a responsabilidade dos pais que abandonam afetivamente seus filhos, no entando ainda não existe um posicionamento predominante pela doutrina.


2 PROBLEMATIZAÇÃOO art. 227 de nossa Constituição Federal assevera ser dever da família garantir aos filhos a dignidade e a convivência familiar e também na ordem infraconstitucional, o art. 3º do Estatutoda Criança e do Adolescente (lei 8069/90) evidencia a existência de um direito-dever, incumbido aos pais, de cuidar de sua prole e de protegê-la, não apenas sob as demandas materiais, mas,especialmente, sob as demandas emocionais, psíquicas, além das de ordem mental, moral, espiritual e social.
Por outro lado, a liberdade de afeto é um direito individual implícito na ConstituiçãoBrasileira de 1988, logo , ninguém seria obrigado a amar ninguém.
No entanto,estudos concluem que cada criança se desenvolve de acordo com as influências ambientais que vive, determinando suascapacidades intelectuais, emocionas e morais, tendo os pais um importantíssimo papel para o desenvolvimento da criança, onde as consequèncias de uma má crianção acompanhará a pessoa por toda sua vida.


3HIPÓTESES E VARIÁVEIS

O abandono afetivo parental pode ensejar indenização por danos morais, pois viola o principio da afetividade o qual embora não seja expressamente positivado na LeiMaior, não deixa de ser ilicito os genitores deixarem de cumprir seu dever familiar de convívio e afeto com seus filhos.
É importante ressaltar que a conduta omissiva do genitor, deve ser provado...
tracking img