Responsabilidade ambiental nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a responsabilidade ambiental nas empresas

BRUNO NAGEL, KATIANE FREITAS DA CUNHA, PÂMELA BERNARDINO, TAMIRES FERNANDES LAZARI, THAMIRES ECKERT MARTINS


RESUMO:


O ASSUNTO RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NÃO É SOMENTE UMA QUESTÃO DE CIDADANIA E SIM O DEVER DE QUALQUER UM. NÃO SE TRATA APENAS DE PRESERVAR O PLANETA. INVESTIR EM ASSUNTOS COMO A RESPONSABILIDADE SOCIAL E A UTILIZAÇÃO DERECURSOS RENOVÁVEIS É ADICIONAR BENEFÍCIOS QUE PODEM SER USUFRUÍDOS IMEDIATAMENTE, ASSIM COMO GARANTIR O SUCESSO ESTRATÉGICO ÀS FUTURAS GERAÇÕES. PARA AS EMPRESAS ESTA É UMA BOA OPORTUNIDADE, POIS A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE É CRESCENTE. AS MUDANÇAS NOS PENSAMENTOS DOS CONSUMIDORES, QUE PASSARAM A SER MAIS EXIGENTES EM RELAÇÃO AOS PRODUTOS QUE POSSUEM MENORES IMPACTOS AMBIENTAIS, FIZERAMCOM QUE A EMPRESA SE PREOCUPASSE MAIS COM ESTA QUESTÃO EM ESTUDO. UMA EMPRESA AMIGÁVEL AO MEIO AMBIENTE PROPICIA VANTAGENS DE IMAGEM EM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES, CONSUMIDORES, COMUNIDADE E ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS. ESTA VALORIZAÇÃO AMBIENTAL TEM UM GRANDE CRESCIMENTO ECONÔMICO A CURTO E LONGO PRAZO. AS EMPRESAS QUE PERCEBEM ISTO TÊM GRANDE VANTAGEM SOBRE AS DEMAIS.


palavras-chave:RESPONSABILIDADE AMBIENTAL; MARKETING; BIODIVERSIDADE, GESTÃO AMBIENTAL.


Introdução

Os recursos do planeta são finitos e precisam ser utilizados com consciência.
Por isso surgi o conceito de desenvolvimento sustentável, a qual une o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Embora essa bem vinda “consciência verde” tenha aparecidotarde demais, o fato é que adotar atitudes ambientais responsáveis contribui para a melhoria da qualidade de vida em todo o planeta.
Toda essa preocupação com o meio ambiente pode ser uma excelente forma estratégica de marketing para a empresa, pois tudo que é bom deve ser mostrado e é certo que as empresas buscam na responsabilidade ambiental a possibilidade de aumentar os negóciosatravés do “marketing verde”.
Resta saber se essa forma de marketing é eficiente, e como a utilização de recursos renováveis afetam a imagem da empresa na visão dos seus clientes.

1 problema

Como a questão ambiental está em evidência, muitas empresas tem-se engajado nesta onda apenas no discurso e não através de ações efetivas.


2 justificativa

Escolhemos oassunto tema Biodiversidade para realizar o projeto integrador da UNISUL, em forma de artigo, pois é um assunto que esta no auge e é necessário para alavancar a imagem das empresas perante os consumidores.


3 objetivo geral

Conscientizar as empresas em geral sobre a importância da responsabilidade ambiental e seus benefícios.


4 objetivo especÍfico

Conscientizar sobreresponsabilidade ambiental;
Descrever as etapas de adaptação nas organizações;
Mostrar os benefícios para a empresa.

base teórica

• Biodiversidade


Biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, avariedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos. Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias; e inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entrehábitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). (AGUA – ASSOCIAÇÃO GUARDIÃ DA ÀGUA, 2004).


“Nas últimas décadas a acção humana nos ecossistemas naturais tem vindo a afectar cada vez mais espécie da fauna e flora do planeta.” (PORTAL DO AMBIENTE E DO CIDADÃO, 2011).

Uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio...
tracking img