Responsábilidade social

Páginas: 36 (8920 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
TRABALHO
DE RESPONSÁBILIDADE SOCIAL E
MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO
É crescente a preocupação com a proteção e conservação do meio ambiente no panorama mundial, considerando como aspecto essencial e condicionante na sociedade moderna. A degradação ambiental traz prejuízos, na grande maioria das vezes irreparáveis ao ecossistema e consequentemente a todasociedade e, atualmente todos os focos estão voltados aos resíduos sólidos urbanos.No cenário paraense 39% dos municípios possuem aterro sanitários( isolados ou em consocio), porém, a grande maioria não apresenta o manejo adequado (que consiste em gerenciar,tratar e a disposição final do mesmo).Como consequência 114 municipios apresentam lixões ao invés de aterros sanitários.É sabido que a partir dacomposição dos resíduos sólidos domiciliares gerados em uma cidade, mais de 50% destes não precisariam ser destinados em aterro sanitários e sim reciclados ou reutilizados. Há diversas técnicas e alternativas ambientalmente corretas e sustentáveis para os diferentes tipos de resíduos e matérias que podem ser reutilizados e/ ou reciclados minimizando assim o volume a ser destinado ao aterrosanitário.Considerando quantidade e qualidade dos municípios, assim como a população atual e sua projeção,apresenta a caracterização da situação atual do sistema de limpeza desde a sua geração até o seu destino final.
Este produto permite o planejamento do gerenciamento dos resíduos de forma integrada, e de modo a abranger um sistema adequado de coleta, segregação,transporte, tratamento e disposição finaldos resíduos municipais,algumas medidas tende a minimizar os impactos negativos decorrentes da imprestabilidade natural de produtos colocados no mercado consumidor foram implementadas.A exemplo dessa preocupação foi a edição do decreto n/ 5.940,de 26 de outubro de 2006, que instituiu, nos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, a coleta seletiva solidaria, cominteração social de cooperativas e associações dos catadores de materias recicláveis.Essa situação será certamente minimizada com a instituição da Politica Nacional de Residuos Sólidos, com a promulgação da Lei n 12.305, de 2 de agosto de 2010, diante da atribuição de responsabilidade pela reciclagem aos fabricantes dos concorrentes produtos lançados no mercado, instituído,legalmente, a inclusão dostrabalhadores catadores de matérias recicláveis.
A seguir vamos ver alguns aspectos de como podemos ajudar a nossa cidade bem como o planeta em que vivemos a melhora a nossa qualidade de vida.

Sustentabilidade no Ecossistema

Colocar um preço na natureza protegerá a biodiversidade melhor do que a conservação tradicional, defende Josh Bishop, autor principal do relatório da ONU para negócios,intitulado "A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade" (TEEB, na sigla em inglês).
A economia dos ecossistemas e da biodiversidade soa muito abstrato. O que significa isso?
Estamos falando sobre aquilo que a natureza dá à economia, pois até o presente momento a economia considerou a natureza como algo líquido e certo, e até determinado ponto a ignorou. A natureza só é parcialmente visívelno pensamento econômico, e isso está criando problemas.

Que tipo de problemas nosso sistema econômico está criando?
Um exemplo é a mudança de clima. Nós sempre presumimos que a atmosfera iria absorver o que quer que jogássemos nela, mas descobrimos que há limites.
Descobrimos que os oceanos não são uma fonte inesgotável de peixe; tire os peixes mais rápido do que eles se reproduzem e osestoques pesqueiros entram em declínio. Isso significa perder uma fonte de proteína animal da qual centenas de milhões de pessoas dependem.

Quanto isso está nos custando?
O primeiro relatório TEEB calculava que o desmatamento daqui até 2050 custaria trilhões de dólares em perdas de 'serviços do ecossistema', como carbono, suprimento de água perdido, oportunidades perdidas de turismo ecológico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Social
  • responsabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!