Responçabilidade ambiental

Páginas: 23 (5687 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TAGUATINGA-FACNET

Curso: Administração
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente Turma: 2A Ano: 2010
PROFESSOR:
TÍTULO DO TRABALHO:

MEMBROS:

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Sumário

SUSTENTABILIDADE

1. – Conceito03
2. – Identificação 03
3. – Aplicação No Planejamento Ambiental 04
4. – Referencias Bibliográficas

AS APLICAÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE QUANTO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL

2.0 – Introdução 05
2.1 – A Política Nacional Do Meio Ambiente 07
2.3 – Referências Bibliográficas 08

SANEAMENTO AMBIENTAL
3.1 – Saneamento Ambiental 09PLANEJAMENTO AMBIENTAL
4.1 – Introdução 12
4.2 – Políticas 13
4.3 – Metodologias de Municípios 13
4.4 – Metodologias Proposta 14
4.5 – Análises Estratégicas Municipais 14
4.6 – Diretrizes estratégicas Municipais 15
4.7 – Estratégias e Ações Municipais 16
4.8 – Controles Municipais e Gestão do Planejamento 16
4.9 – Saneamento Ambiental17

Etapa 01
INTRODUÇÃO
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seumaior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir a pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Serra da Capivara – como gerar renda e preservar um patrimônio ambiental e cultural Umprojeto pioneiro, que alia empreendimento econômico, inclusão social e preservação ambiental, está se tornando referência de empreendedorismo sustentável no Brasil. É a Cerâmica Serra da Capivara, localizada num típico povoado da caatinga, no sudeste do Piauí.
A pequena empresa foi criada em 1994, fica nas vizinhanças do Parque Nacional da Serra da Capivara, que abriga vários dos maisimportantes sítios arqueológicos do mundo. Declarado Monumento da Humanidade pela Unesco, o parque sofre todo tipo de pressão, desde tentativas de invasão à destruição da biodiversidade e desmatamento. A forma inteligente de controle se dá através do desenvolvimento de atividades sustentáveis em sua área de influência.
A Cerâmica Serra da Capivara, que, utilizando preceitos avançados decapitalismo inclusivo, tornou-se um paradigma na quebra da tendência à filantropia.
A Cerâmica começou com quatro colaboradores, pessoas humildes que já viviam de transformar a argila abundante na região em potes e moringas produzidos a partir de técnicas rudimentares e queimados em fornos movidos a lenha retirada da área de preservação. A rústica produção era vendida nas feiras próximas.Com financiamento de instituições internacionais, a nova empresa interferiu no modo de produção dos ceramistas locais. Eles aprenderam técnicas novas, trazidas da Itália e do Japão, e passaram a produzir algumas das mais belas peças do artesanato brasileiro. Além de bonitas, são resistentes e de design moderno, inspirado, porém, nas pinturas rupestres, marca registrada do parque arqueológico.Os fornos passaram a ser aquecidos a gás, o que reduziu a pressão sobre a madeira da área de preservação. E o uso da argila para a produção das peças artesanais é infinitamente menos comprometedor do meio ambiente do que o seria se fossem criados empregos pela instalação de uma pedreira ou saibreira.
A pequena empresa é modelo de sustentabilidade porque é uma atividade econômica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ambiental
  • ambiental
  • Ambiental
  • ambiental
  • Ambiental
  • ambiental
  • ambiental
  • Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!