Respiração celular e nariz : ) - feita por isabela, a nerd escrava da vida, credite.

1145 palavras 5 páginas
Apresentação:
Desde os primeiros minutos de vida de um ser humano o sistema respiratório entra em ação. Esse trabalho de tirar a energia do ar (gás oxigênio) e transformá-la em gás carbônico constitui vida.
A respiração nada mais é do que um processo celular de geração de energia. Para acontecer esse processo, é necessário o conjunto de órgãos que constitui o sistema respiratório. Entre eles está o nariz que capta o gás oxigênio necessário na respiração pulmonar. No nariz tem o muco e os pelos, que elimina as impurezas do ar e os vasos sanguíneos importantes para aquecer o ar e aumentar a tacha de difusão nos pulmões.
Depois do nariz, o ar segue pela faringe e cai a laringe, nesta há o epiglotes, uma válvula que é responsável por evitar que o alimento faça o caminho do ar e que a pessoa engasgue. Depois da laringe vem à traqueia, esta que tem discos cartilaginosos que evitam seu fechamento e o epitélio ciliado que secreta muco, esse muco (catarro) ajuda na limpeza das vias aéreas superiores.
A traqueia se divide em brônquios, que se ramificam em bronquíolos, estes possuem nas pontas os alvéolos pulmonares responsáveis pelas trocas gasosas. Os Pulmões por fim, são os órgãos que revestem tudo isso. Eles são formados pela árvore brônquica, vasos sanguíneos e membranas, chamadas pleuras, que permitem a inspiração e a expiração.
Quando o ar chega aos alvéolos pulmonares, ele faz por difusão trocas gasosas com os capilarios sanguíneos. Dessa forma o sangue que chega ao pulmão pobre em O2 e rico em CO2 (venenoso), faz trocas de gases (esse é fenômeno chamado de hematose) e sai do pulmão rico em O2, o chamado sangue arterial.
Para que isso ocorra é preciso respirar (inspiração e expiração) e o mesmo depende da atividade do diafragma e dos intercostais. Na inspiração o diafragma e os intercostais se contraem e a pressão diminui na cavidade torácica. Na expiração o diafragma e os intercostais relaxam e a pressão aumenta na cavidade torácica.
Quando o oxigênio (O2)

Relacionados