Respeito e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respeito e cidadania

Depois de um calorão que beirava o insuportável, armou-se o tempo e caiu um toró. Voltava para casa, resto de chuva caindo, vinha em sentido contrário o caminhão do lixo.Ainda de longe, fiz um sinal de luz cumprimentando os lixeiros que, por sua vez, me cumprimentaram alegres, erguendo o polegar. Quantos cumprimentam os lixeiros? Quantos os valorizam? São eles párias?Penso que, apesar do generalizado preconceito, são humanos como nós todos, e devem ser respeitados.
O que é Respeito?
RESPEITO, UM SENTIMENTO NOBRE
Fala-se muito em serespeitar direitos; que “meu direito finda onde se inicia o do outro”. Tudo bem, mas Respeito, no meu entender, é outra coisa; é muito mais do que simplesmente atribuir direitos: Respeito é quase amor.
Oamor é outra coisa e não é indispensável para as relações sociais; o respeito, sim.
Baseado na antiga expressão “Violência gera Violência”, um indivíduo, que passou a ser conhecido por“Gentileza”, criou a expressão Gentileza Gera Gentileza. Agora a “Ecos”, ONG de que faço parte, adotou a expressão Respeito Gera Respeito. Repara que “Gentileza” é um gesto, apenas; gesto que traz, semdúvida, mais harmonia aos ambientes; no entanto não passa de um gesto que pode, com o tempo, gerar um ambiente falso, de pessoas gentis, mesmo se odiando.
A proposta da Ecos é: Respeito comconsciência, o que é bem outra coisa; consciência do valor do outro. Todos e tudo tem algum valor e, num processo de interdependência de tudo que compõe o Universo, devemos, sim, estimar o que nosinteressa. Interesse? Claro, no Universo tudo é interesse. Um simples elétron tem interesse em um núcleo, sem o qual ele não cumpre sua função: se perde. Há interesses nobres e mesquinhos; os nobresvisam a completude e nos fazem do tamanho do Universo; os mesquinhos, são egoístas e nos remetem ao zero, ao valor nulo. Quem é mesquinho não interessa ao Universo – a Deus, se preferires assim....
tracking img