Respeito ao idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1.1 CAMINHADA 6
1.2 BRINCADEIRAS RECREATIVAS 6
1.3 GINÁSTICA CEREBRAL (exercícios para a ativação da memória); 6

INTRODUÇÃO

No mundo sociocultural o idoso luta pelos seus direitos que não são reconhecidos, lutam pelo seu espaço, tentam erradicar o preconceito que ocorre através do conflito de gerações que designa a dificuldade de comunicação e convivência com as gerações.
Sefor realizada uma comparação entre o tratamento do idoso na Antiguidade especificamente na “idade das trevas” e nos dias atuais percebe-se que ao passar dos anos não houve diferenças de tratamento com os idosos.
Na idade das trevas como, por exemplo, em Roma, os idosos eram mortos, pois, consideravam-nos inúteis para o trabalho, pois a igreja era aliada com o estado, tinham como princípios impora sociedade quem viveria ou morreria. Já que os idosos eram considerados objetos inutilizáveis, a igreja pregava a sociedade que idosos eram bruxos, essa teoria de bruxarias designa-se a partir das experiências de vida, e do conhecimento das ervas medicinais para a cura de doenças que existiam naquela época, por motivo de suas sabedorias eram considerados bruxos e eram mortos.
Com o passar dosanos o idoso conquistou seu espaço, sua sabedoria popular tornou-se destaque na sociedade, suas experiências de vida influenciou toda a família, tornando-se exemplo a ser seguido pelos povos.
O idoso começou a ser tratado com respeito, consideravam um exemplo a ser seguido pela família, o homem idoso era patriarca do lar, todos o respeitavam e seguiam seus valores e princípios, os idosos ensinavamos mais novos de como cuidar de seus bens que foram conquistados para repassar as gerações futuras. Já a idosa era um exemplo maior para o restante das mulheres da família, para seguirem seus princípios de como cuidar do marido, bordar, cozinhar, cuidar da casa e dos filhos.
A sociedade sendo patriarcal, onde mais idosos tinham autonomia perante a família, pelo fato de ter vivido muito maisexperiências que qualquer outra pessoa da família; eram tratados bem pela sua família onde todos o respeitavam.
Com o passar dos anos, com a evolução, com as conquistas da tecnologia e da ciência, a sociedade corrompe seus princípios e havendo a inversão de valores, em que o certo tornou-se errado e vice-versa, os idosos foram perdendo a sua autonomia perante a família e sociedade, começaram a serdeixados de lado, sendo desta maneira chamados de antigos, inúteis.
Hoje a palavra “idoso, velho”, quer dizer estagnação, perdas, despesas. A sociedade atual rejeita e abandona seus idosos, deixando de pensar no amanhã; todos que hoje são novos, jovens, adultos, todos um dia serão velhos, começamos a envelhecer no instante que nascemos à velhice consequentemente é a nossa destinação.
Oenvelhecimento vem impondo vários desafios, somando problemas sociais nas mais diversas áreas da vida.
Ao colocar o idoso a margem sociocultural, os princípios de igualdade, de respeito e dignidade humana são esquecidos e abandonados, fazendo com que a pessoa tenha valor apenas enquanto trabalha e durante o período em que reproduzem biologicamente a vida, gerando filhos.
A sociedade tem que perceber que oidoso é um exemplo a ser seguido, respeitando seus valores e princípios tornando- se assim uma sociedade mais justa e igualitária.
Os idosos sofrem uma vida socialmente restrita desta forma perdendo a autonomia de escolher o que de melhor para si, assim o idoso vai se desvalorizando, deixando de exercer a sua cidadania, pois só é considerado um cidadão quem tem sua própria autonomia eindependência. Por diversas razões socioculturais os idosos sofrem preconceitos, que não é nada mais que o desrespeito a pessoa humana.
O idoso tem como característica de sua idade a perda funcional de alguns órgãos e sistemas tornando-se frágil para adquirir doenças; desta maneira dando uma despesa grande para a família ou para o Estado.
O raciocínio pode ficar, mas, lento havendo uma redução da...
tracking img