Resolucao 2015 1aSERIE AVALIACAO SISTEMATICA 1

4999 palavras 20 páginas
1a Avaliação Acadêmica Sistemática

Resoluções
Gramática
01 B
O poema “Vício na fala” valoriza a fala popular brasileira, o que se comprova pelo último verso “E vão fazendo telhados”, em uma evidência de que o importante é o produto final, e não a fala. Não se trata de um uso inconsciente da linguagem rural por parte do autor, tampouco de desconhecimento das normas gramaticais.
02 C
A segmentação mórfica do vocábulo transportará é a seguinte: transport = radical; a = vogal temática; e rá = desinência modo-temporal. Portanto, a classificação correta é a que se encontra na alternativa C.
03 A
Somente o par de palavras da alternativa A, por não apresentar dígrafos ou dífonos, tem igual número de letras e de fonemas. Família tem sete letras e sete fonemas, e espera, seis letras e seis fonemas.
04 E
As formas do grau superlativo absoluto sintético podem ser regulares (quando o adjetivo recebe um sufixo, mais comumente a forma -íssimo, ao radical da palavra) ou irregulares (quando o adjetivo recebe o acréscimo dos sufixos -íssimo e -imo, entre outros, à forma erudita da palavra – na forma latina ou em uma forma especial). As palavras apresentadas nas alternativas são: cruel, célebre, doce, comum e fiel, cujas formas no grau superlativo absoluto sintético são, respectivamente, crudelíssimo (do latim crudelis + íssimo), celebérrimo (da forma latina erudita celeber + imo), dulcíssimo (do latim dulce + íssimo), comuníssimo (radical + íssimo) e fidelíssimo (do latim fidelis + íssimo).
05 A
As palavras eletrônico e contrabandeados destacadas foram formadas com o acréscimo de sufixo à palavra primitiva (contra- e eletro-), o que caracteriza o processo de formação de palavras denominado derivação.
06 D
O substantivo caixa-preta é formado a partir da junção de caixa + preta, cujos radicais permanecem inalterados. Os vocábulos navios e gravadores se apresentam nas suas formas primitivas; desaparecido e fundamental são formados por derivação.
07 B
Quanto à classificação dos

Relacionados