Resoluc O CFESS N 569 TEXTO M RLEY ROSE

593 palavras 3 páginas
ETAPA 3

O Conselho Federal de Serviço Social é o órgão competente para regulamentar o exercício profissional de Serviço Social. No uso dessas atribuições foi emitida a Resolução CFESS nº 569 de 25 de Março de 2010, que veda a realização de terapias associadas ao profissional de Serviço Social e destaca as competências atribuídas à profissão. Dentre seus principais aspectos, cita a Resolução CNE/CES/MEC nº 15, de 13 de março de 2002 que destaca as competências gerais e específicas na formação para o exercício da profissão de Assistente Social.

Competências gerais: a capacitação teórico-metodológica e ético-política para compreensão do significado social da profissão e interpretação das possibilidades de ação na realidade; Identificação de demandas da sociedade para o enfrentamento profissional da questão social; utilização de recursos da informática.
Competências específicas: elaboração de planos, programas e projetos na área social; contribuir para a participação dos usuários nas decisões institucionais; administração de benefícios e serviços sociais; a realização de pesquisas que subsidiem a formulação de projetos e ações; prestação de consultoria; orientação da população na defesa de seus direitos; e a realização de visitas, perícias, laudos e pareceres em matéria de Serviço Social.

O principal objetivo da Resolução nº569 de 25 de março de 2010 é vedar a realização de terapias, como não sendo atribuição e competência do Assistente Social para que em seu trabalho possa ater-se à suas habilidades, competências e atribuições previstos na lei 8662/93 que regulamenta a profissão de Assistente Social.
Afirma que a competência de cada profissão deve respeitar o limite de sua atuação técnica, pois cada uma tem sua formação específica, regulamentações e modos de atuação que as distinguem. Entretanto, podem e devem atuar em auxílio a outras pelo princípio da interdisciplinaridade, sem prejuízo da identidade própria de cada profissão.

Sobre a Resolução que veda a

Relacionados