Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2185 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC/CAMPUS MAFRA/RIO NEGRINHO













RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010




















ANDRÉIA PALUDO STOCK











RIO NEGRINHO
2012
Os objetivos do 1º e 2º Artigo realmente visam à melhoria da educação em nosso país, porém, ainda falta muito para que o próprio governo adéque-se a resolução. Temos a“inclusão” em nossas escolas, mas ainda estamos longe de alcançar o objetivo de qualificação que esperam, pois nem a sociedade, nem os professores estão preparados para tal.
No artigo 3º, mais uma vez é reforçada a ideia de que a educação deve ser voltada para a ética, a cidadania, fazendo com que o educando seja um ser crítico, até mesmo auto-avaliativo, focando sempre os principais pontos davivência em sociedade, respeitando toda a pluralidade cultural que vivemos.
Mais uma vez reforço a ideia de que no papel, em forma de resolução seria a solução para grande parte dos problemas sociais, mas para chegarmos ao respeito à pluralidade cultural, ainda deverá ser feito um grande trabalho social.

O Sistema Nacional de Educação nos leva globalização da educação, ou seja, desde a educaçãoinfantil, o ensino fundamental e o médio sejam vista como um conjunto. “Não devemos mais para pensar o ensino por etapas, mas de forma articulada, orgânica e sequencial”. Esse tema do texto das diretrizes fala em "conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, novamente respeitando e valorizando as diferenças regionais e culturais, sem deixar de lado aautonomia dos sistemas. Isso é algo que que se vem trabalhando desde da educação infantil como temos percebido.
o Artigo 8º da resolução chama a atenção para a inclusão de alunos na escola, respeitando e suprindo suas necessidades, com infraestrutura e a adequação, tendo com padrão mínimo de qualidade o CAQI ( Custo Aluno-Qualidade Inicial). Esse cálculo deverá ser feito e usados nos processos eprocedimentos formativos.
O PPP da escola deve ser feito levando em conta à comunidade a qual está inserida a escola, fazendo com que toda ela participe do processo educacional efetivamente, pois mais uma vez falasse em pluralidade cultural. Todo o corpo docente, administrativo deverá fazer constantemente capacitações continuadas, para que o processo educacional seja de qualidade, sempre levando emconta as necessidades dos alunos e da comunidade em si, pois dentro do PPP deve-se fazer projetos pedagógicos onde os alunos adquiram conhecimento alem dos portões da UE.
Todo o planejamento da escola deve ser feito coletivamente, levando em conta os dados do IDEB.
Pode-se com certeza afirmar que este modelo de educação poderia ser considerado como um dos melhores do mundo, até mesmo tirandonosso país da lista dos emergentes, fazendo com que o Brasil fosse conhecido como o país que realmente investe na educação esse preocupa como educador acima de tudo. Mas mais uma vez, continua sendo um texto utópico, pois na construção do PPP, normalmente tudo que está da Resolução já é levado em conta, porém poucas são as escolas que tem autonomia pra agir conforme suas necessidades, principalmenteno que diz questão a inclusão de alunos com necessidades especiais e a formação de professores para isso.
Das formas para organização curricular do Art. 13º O currículo deverá como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4º desta Resolução, proporcionado um conjunto de valores que levem a produção, a socialização de significados no espaço contribuindopara construção de identidades socioculturais dos educandos,difundindo valores que levem á ordem democrática, mas levando em consideração as condições de cada escola, promovendo práticas educativas formais e não-formais, assegurando que as experiências escolares tornem-se parte do entendimento e conhecimento do currículo, usando o conhecimento empírico da comunidade para a construção da...
tracking img