Resnha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Retrospecto da evolução da teoria econômica.
Há um consenso que nos mostra que o inicio da teoria econômia deu-se no ano de 1976. Em períodos anteriores ,têm-se somente referências ou aspectosparciais de embriões da teoria econômica.
Desde a grécia antiga já tinhamos referências econômicas. Durante este período já havia moeda metálica ; período onde os pensadores, como Platão (427-347a.c) e seu discípulo Aristóteles(384-322 a.c) deixaram algumas considerações de ordem econômica.
Os clássicos
Neste periodo a escola francesa, a fisiocracia, dividiu a sociedade em classes sociaiscom a preocupação em justificar os rendimentos da classe proprietaria de terra, eles mediam a riqueza de um país por tudo aquilo que era retirado da terra. Neste período temos alguns economistasnotáveis como Adam smith, thomas malthus, Jean Baptiste Say,Fréderic Bastiat, James Mill, David Ricardo e John Stuart Mill.
A teoria neoclássica
Inicia-se na década de 1870, neste períodoprivilegiam os aspectos microeconômicos da teoria . Neste período analisou-se bastante o comportamento do consumidor e seu desejo de o consumidor maximizar sua utilidade e do produtor em maximizar seulucro. A teoria neoclássica também é chamada de teoria marginalista.
A teoria Keyneisiana
Iniciou-se com a publicação da teoria geral do emprego do juro e da moeda, de John Maynard Keynes, na páscoaem 1936. Esta teoria apontou que as politicas adotadas não funcionava adequadamente e apontou soluções que poderiam tirar o mundo da recessão.
Abordagens alternativas
Nesta abordagem notamos osmarxstas seguidores de karl marx. E os institucionalistasque tem como grandeexpoentes os americanos Thornstein Veblen e jonh kenneth galbranth.
Desdobramentos recentes
Os novos clássicos seguem omonetarismo, os novos keynesianos tem seu maior expoente em james tobin. Os pós keynesianos tem em sua obra um trabalho que explora a obra de keynes. Todo o corpo teórico da economia avançou...
tracking img