Resneha de capitulos sobre o obvio

775 palavras 4 páginas
Resenha do texto “Sobre o obvio” Darcy Ribeiro Discente: Vanessa do socorro silva luz Número de matricula: 12035002101

Nesta resenha mostro que Darcy Ribeiro trata de uma forma interessante a educação básica brasileira, desde o inicio da colonização no Brasil até os tempos atuais, explicando a forma com que a monarquia brasileira subjugou a educação e transformou-a em produto de obviedade cientifica.
Então nota-se que a educação no Brasil se dá de forma secundária, graças a monarquia que atendia somente a seus interesses o que já era de se esperar na época. Então se tem uma ideia de como evoluiria esse processo educacional, numa sociedade onde se priorizava o lucro e exportações cada vez mais crescentes, o que deveria ser o contrário, porém, não foi. Porque justamente na época escravocrata não se devia pensar em ler ou escrever para a maior parte do povo, afinal o que importava eram os senhores, seus lucros e seus escravos.
E isso foi ganhando proporções maiores com o passar do tempo, quando esses senhores se tornaram coronéis e quando esses mesmos passaram a ser os políticos que conhecemos hoje. Preocupados somente com seus interesses, seus lucros e exportações tais como na monarquia só que agora com outro nome e forma. Pode-se assim dizer que a educação continua sendo secundária no Brasil, mesmo sendo uma sociedade moderna e industrializada ainda há uma carência na educação básica, e com isso leva a ter uma carência ainda maior no ensino superior.
Tendo em vista que o ensino oferecido pelo estado é ainda mais preocupante e infelizmente é o que mais precisa de ajustes básicos de estrutura e fiscalização por parte do próprio governo, porém não devemos nos excluir desse processo afinal a busca do conhecimento depende apenas de nós mesmos, da nossa capacidade de escolher nossos representantes e cobrar deles nossa garantia de educação e melhorias na mesma.
Contudo observa-se que na sociedade brasileira o

Relacionados