Resmo Abordagens Para Gest O Do PDP

1798 palavras 8 páginas
Abordagens para gestão do PDP

A evolução da visão sobre o modo de gerenciamento do processo de desenvolvimento de produto está relacionada à evolução do modo de gestão geral adotado pelas empresas.

Características do Desenvolvimento de Produto Sequencial
• As áreas de P&D e de Desenvolvimento de Produto tendem a ser mais isoladas do restante da empresa.
• Existem barreiras organizacionais e de comunicação significativas entre essas áreas e o restante da empresa.
• A alta administração participa pouco das principais definições das metas de P&D e do desenvolvimento de produto.
• Predomina a hierarquia e linearidade no fluxo de
• Os fornecedores somente são envolvidos nas fases finais do
Desenvolvimento.
• As atividades de P&D e de Desenvolvimento de Produto são consideradas como um conjunto de atividades de risco e, portanto, de difícil mensuração e controle.
• Os profissionais da área eram especializados, com a promoção na carreira sendo essencialmente vertical e sem mobilidade horizontal para outras.

Deficiências do desenvolvimento de produtos sequencial
Como resultado, havia uma grande dificuldade de compreensão mútua entre as áreas e a coordenação do projeto era prejudicada. Nesta época começou a surgir o papel do gerente de projeto, que deveria se preocupar com o projeto como um todo e servir como facilitador na transição do projeto pelas áreas. Isso prejudicava a manufaturabilidade do produto, o tempo de desenvolvimento e a atualização tecnológica.

A abordagem das Metodologias de Projeto
O primeiro passo nesta solução foi a busca de uma excelência funcional, ou seja, da excelência dentro de cada departamento, mas ainda sem uma excelência entre as funções
Não há a visão de um processo que integre as diversas atividades, do conjunto de áreas funcionais, que são necessárias para o desenvolvimento de um produto. Não há uma visão compartilhada do ciclo de vida do produto.

A abordagem da Engenharia Simultânea
Mas, a complexidade e o dinamismo dos ambientes

Relacionados