RESISTÊNCIA DE SETE GENÓTIPOS DE MILHO (Zea mays, L.) AO ATAQUE DE Sitophilus zeamais MOTSCHULSKY, 1855

3537 palavras 15 páginas
167

RESISTÊNCIA DE SETE GENÓTIPOS DE MILHO (Zea mays, L.) AO
ATAQUE DE Sitophilus zeamais MOTSCHULSKY, 1855
SENÔ, Kenji Cláudio Augusto1
SEGATELLI, Ellis Kumotto2
PEREIRA, Frederico André Crotti2
MINE, Érica Tiemi2
NEVES, Murilo Coelho Theodoro3
SILVA, Pollyanna Tavares da3
Recebido em: 2009-02-05
Aprovado em: 2009-09-29
ISSUE DOI: 10.3738/1982.2278.285

RESUMO: O milho (Zea mays, L.) é um produto agrícola altamente cultivado em todo o território nacional, tendo sua utilização uso para consumo humano e animal, além de inúmeros derivados utilizados na produção e industrialização de alimentos. Assim como outros grãos cultivados no país, sofre o ataque de inúmeras pragas durante o seu desenvolvimento no campo e também durante o armazenamento, tendo entre os mais prejudiciais, os carunchos do gênero Sitophilus ssp. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência ao ataque de S. zeamais
MOTS., 1855, de sete genótipos de milho. Os resultados para as variáveis de redução de peso, número de carunchos ao final do ensaio, percentagem de ataque e redução do teor de nitrogênio, indicaram que os híbridos que melhor se destacaram quanto à resistência foram o C 701 (Cargill) e o AG3050 (Agromen), sendo os mais resistentes e indicados para locais com grande pressão de infestação.

Palavras-chave: Danos. Infestação. Caruncho. Ambiente controlado.

RESISTANCE OF SEVEN GENOTYPES OF MAIZE (Zea mays, L.) TO
THE ATTACK OF Sitophilus zeamais MOTSCHULSKY, 1855.
SUMMARY: The maize (Zea mays, L.) is a highly agricultural product grown in the entire national territory, having its utilization use human and animal consumption, besides derivatives used in the production and industrialization of food. Like other grains grown in the country, suffers the attack of many pests during its development in the field and during storage, having among the most harmful, the weevil of the genus Sitophilus spp.
The objective of this study was to evaluate the resistance of

Relacionados