Resistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Prático – Física lll

Circuitos Série e Paralelo


OBJETIVOS
Aprender como se fazem ligações em série e em paralelo, utilizando resistores. Aprender a ligar voltímetro eamperímetro nestes circuitos, e fazer determinação experimental da resistência equivalente.

INTRODUÇÃO
Em circuitos elétricos os elementos dissipadores de energia podem estarconectados em série, em paralelo, ou em associação mista. Através da análise do circuito podemos prever o comportamento da tensão e da corrente.
Os resistores limitam o valor da correnteelétrica porque diminuem a energia potencial dos elétrons e, conseqüentemente, estabelecem uma diferença de potencial entre dois pontos.
Quando os resistores são todos ligados em série uma únicacorrente circula, mas a tensão vai caindo a cada resistor atravessado. Podemos fazer uma analogia disto com um circuito hidráulico, onde canos de diferentes calibres e comprimentos são conectados umapós o outro, e a água é posta a circular através deles, impulsionada pela bomba. Esta bomba pode ser vista como a fonte (ou bateria), a água simula a corrente, e os canos podem ser vistos comoresistências a serem atravessadas. À medida que a água passa por um trecho da tubulação, a força impulsora vai caindo.
Assim, o somatório das quedas de tensão em cada resistor é a tensãofornecida pela fonte:

(4.1)

Mas, pela equação (3.4) da definição de resistência, temos V = R.i, e (4.1) torna-se:

(4.2)

E como todas as correntes são naverdade a mesma corrente, temos:

(4.3)

Resumindo: em série há apenas uma corrente, várias diferenças de potencial ao longo do circuito e a resistência total,ou equivalente, é dada pela expressão (4.3).
No caso de o circuito estar ligado em paralelo, a analogia correta seria a de uma bomba ligada a vários canos em paralelo, dando a todos...
tracking img