Resistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FABRICIO PARRA SANTILIO

RESISTORES

20 de Abril de 2006
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA




Discentes: Fabricio Parra Santilio

Curso: Engenharia Elétrica

Disciplina: Física Geral e Experimental III

Assunto: Relatório Referente a Aula de Laboratório

Conteúdo: Resistores

Cuiabá/MT
20 de Abril de2006
RESISTORES

Introdução

Num circuito elétrico, os condutores que atravessados por uma corrente elétrica transformam a energia elétrica em energia térmica (calor) são chamados de resistores.

Esquematicamente:

Esse fenômeno de transformação é conhecido como Efeito Joule e é resultado de choques entre os elétrons que constituem a corrente elétrica e os átomos, o que ocasiona umaquecimento do condutor. Existem alguns eletrodomésticos que possuem como função básica a transformação de energia elétrica em energia térmica, tais como: ferro elétrico, chuveiro elétrico, aquecedores, etc.
Os resistores podem ser representados das seguintes maneiras:

Em nosso curso utilizaremos a segunda forma para sua representação.

Os resistores são caracterizados por uma grandeza física quemede a aposição, oferecida pelas partículas que os constituem, à passagem de corrente elétrica, por essa característica é chamada de resistência elétrica.
.
Seja o resistor representado no trecho de circuito AB, onde se aplica uma ddp U entre seus extremos e se estabelece uma corrente de intensidade i.

A———————//////\———————B
 i

Define-se como resistência elétrica R do resistor oquociente da ddp U entre seus terminais pela corrente i que o atravessa.



Observações:
De uma maneira em geral, a resistência elétrica R do resistor depende tanto da sua natureza e das suas dimensões como da sua temperatura. Portanto, em geral, a resistência de um resistor é uma grandeza variável.
Os fios metálicos que fazem parte de um circuito elétricotambém funcionam como resistores, ou seja, eles também oferecem uma certa resistência à passagem de corrente. Ocorre, porém, que normalmente sua resistência é muito pequena, quando comparada com a resistência dos demais resistores envolvidos no circuito, podendo ser considerada desprezível. Nesses casos, sua representação é uma linha contínua.

A ———————————————————— fio condutor (resistência desprezível)

O resistor é um ente concreto e a resistência elétrica é um ente abstrato.

1ª LEI DE OHM

O físico George S. Ohm verificou, experimentalmente, no século XIX, que alguns condutores possuíam um comportamento similar.
Ao alterar a tensão para valores U1, U2, U3, ...,UN, a intensidade de corrente no condutor também se altera, mas de umamaneira sempre igual.
De tal forma que ao dividirmos as tensões pelas respectivas intensidades de corrente elétrica, para um mesmo condutor, a divisão será uma constante, esta constante é a resistência elétrica.



Consideremos um resistor, submetido a uma d.d.p. U e atravessado por uma corrente elétrica i.

Os condutores que possuem este comportamento são chamados de condutores ôhmicos epara eles vale a seguinte relação:



Unidades no SI:
U ® d.d.p entre os pontos A e B ou tensão elétrica Þ Volt (V)
i ® intensidade de corrente elétrica Þ Ampere (A)
R ® resistência elétrica Þ Ohm (W)
1 volt
———— = 1 ohm = 1 Ω
1 ampère

É usual a utilização de:
1 megaohm  M Ω = 106 Ω
1 microohm  µ Ω = 10-6 Ω

Graficamente um condutor ôhmico é representado como na figura 1a, jáa figura 1b mostra o comportamento de algum condutor que não respeita a lei de Ohm. Este condutor é chamado de não-ôhmico.

Figura 1a Figura 1b

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES

São dois tipos básicos de associação: a associação em série e a associação em paralelo. Após o estudos minucioso desses dois tipos passaremos a ver associações mistas (série mais...
tracking img