Resistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resistores

Introdução
Este trabalho explicará como funcionam associações de resistores em série, paralelo e mista.
Tendo como exemplo um sistema de lâmpadas, como o porquê se uma lâmpada queimaas outras apagam, ou se ela queima e as outras não apagam, umas com mais luminosidades que as outras, enfim um resumo geral do assunto.

Desenvolvimento

Na associação em série, temos um únicocaminho para a passagem da corrente elétrica. Por isso, todos os elementos resistivos são percorridos pela mesma corrente; assim quando qualquer lâmpada estiver queimada ou não conectada, o conjunto parade funcionar.
Por outro lado, a tensão elétrica é dividida entre os elementos resistivos do circuito em série. Por isso, o brilho fica mais fraco.
Na associação em paralelo, a tensão fornecida aoselementos resistivos é a mesma, pois ambos estão conectados de forma independente nas lâmpadas. Por isso não brilha.
A corrente elétrica é dividida entre os elementos do circuito. Caso um doscaminhos seja interrompido, nada acontece à outra passagem. Assim, ao retirarmos uma lâmpada, as outras permaneceram acesas.
A associação de resistores  é muito comum em vários sistemas, quandoqueremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representado pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dosresistores associados.
- Associação em série
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de umaassociação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação. Veja porque:
- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 =i3 = i4 ..
- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 ..
- A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então...
tracking img