Resistencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.INTRODUÇÃO

Para a realização deste trabalho prático vamos fazer uma breve introdução teórica, para melhor assimilar-mos os vários conceitos e critérios a utilizar.
O grande objectivo daresistência de materiais é fornecer os métodos justificados de dimensionamento das estruturas que devem ser construídas, para resistirem às extremas.

Uma estrutura sofre deformação quando não é rígida.Deformação significa variação da distância entre 2 pontos quaisquer de um corpo sólido.

A primeira parte do trabalho prático consiste na determinação das reacções de apoio e das solicitações devigas isostáticas planas. As estruturas utilizadas em Eng. Civil devem ser apoiadas ou ligadas a outras estruturas ou como fundações de modo necessário para assegurar o estado de equilíbrio estável.
Asvigas, como se sabe, são elementos estruturais unidimensionais, normalmente na gíria comum chamadas barras, sujeitos predominantemente à flexão e, eventualmente, a forças normais moderadas,provenientes de cargas contidas no plano da viga.

Em geral nas vigas aparecem solicitações, nas condições mencionadas, são o momento flector, a força transversa e a força normal.

Na figura abaixo mostro aconvenção de sinais adoptada e o sistema de coordenadas. As cargas na vertical são positivas da cima para baixo seguindo o eixo dos ys, e na horizontal da esquerda para a direita seguindo o eixo dosxs

Equações Indefinidas de Equilíbrio

No estudo das vigas é de fundamental importância estabelecer as equações diferenciais de equilíbrio, as quais relacionam os esforços solicitantes às cargasdistribuídas, aplicadas na viga.
As equações de equilíbrio são as seguintes:
Equilíbrio de forças horizontais;
Equilíbrio de forças verticais;
Equilíbrio de momento em relação ao ponto do elemento;Esforços internos em peças lineares
Considere-se uma superfície plana cujo centro de gravidade se desloca ao longo de
Uma linha, cujo comprimento é muito superior às dimensões da superfície,...
tracking img