Resistencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Resistência:
Resistores fixos x variáveis
A Resistência depende da Temperatura.
Coeficiente de Temperatura (x)
BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Resistência:
A resistência é a oposição ao fluxo da corrente. Para aumentar-se a resistência de um circuito, são utilizados componentes elétricos chamados resistores. Um resistor é um dispositivo cuja resistência é aofluxo da corrente tem um valor conhecido e bem determinado. A resistência é medida em OHMS e é representada pelo símbolo R nas equações. Define-se o OHM como a quantidade de resistência que limita a corrente num condutor a um ampère quando a tensão aplicada for de um VOLT.
Os resistores são elementos comuns na maioria dos dispositivos elétricos e eletrônicos. Algumas aplicaçõesfreqüentes dos resistores são: estabelecer o valor adequado da tensão do circuito, limitar a corrente e constituir-se numa carga.

Resistores fixos x variáveis
Um resistor fixo é aquele que possui um único valor de resistência que permanece constante sob condições normais.
Resistor variável é usado para variar ou mudar a quantidade de resistência de um circuito. Os resistoresvariáveis são chamados de potenciômetros ou reostatos. Os potenciômetros geralmente possuem o elemento resistivo formado por carbono, enquanto nos reostatos ele é constituído por um fio enrolado. Em ambos os casos o contato com o elemento resistivo fixo é feito através de um braço deslizante. ( figura-A ).
À medida que o braço deslizante gira, seu ponto de contato com o elementoresistivo muda, variando assim, a resistência entre o terminal do braço deslizante e os terminais da resistência fixa.( figura-B )

FIGURA-A: A resistência entre B e A aumenta
A resistência entre B e C diminui

FIGURA-B: A resistência entre B e A diminui
A resistência entre B e C aumenta

Os reostatos geralmente são usados para controlar correntesmuito altas tais como as encontradas em cargas tipo motor e lâmpadas. ( figura C )

Na figura C, o reostato foi utilizado para controlar a corrente no circuito de uma lâmpada.
Os potenciômetros podem ser usados para variar o valor da tensão aplicada a um circuito. ( figura D ) Neste circuito a tensão de entrada é aplicada através dos terminais AC da resistência fixa. Variandoa posição do braço deslizante ( terminal B ) mudará a tensão através dos terminais BC. À medida que o braço deslizante se aproxima do terminal C, a tensão de saída do circuito diminui. À medida que o braço deslizante se aproxima do terminal A, a tensão de saída do circuito aumenta. Os potenciômetros como dispositivos de controle, são encontrados em amplificadores, rádios, aparelhos detelevisão e em instrumentos elétricos.
A especificação de um resistor variável é a resistência total entre os terminais.

A Resistência depende da Temperatura.
Perguntamos por que a lei de OHM não vale para as duas lâmpadas de filamento. Como as duas experimentam uma forte alteração de temperatura a uma crescente intensidade de corrente, isto poderia ser a causa para umaalteração de resistência.
Na prática a intensidade de corrente diminui em uma espiral de fio de ferro (figura E), quando aquecermos com um fio de Bunsen. Da mesma maneira comportando-se quase todos os fios de metal, com exceção de ligas especiais como constantã, isabelino, manganina e novo constantã.

A resistência de materiais puros aumenta com a temperatura. Como emexperiências elétricas são desejáveis resistências constantes dos condutores, utilizamos, geralmente, para fios de resistências condutores de ligas insensíveis à temperatura. Enrolamos os fios como bobinas em corpos isolantes e chamamos estes dispositivos de “resistências”.
Na maior parte das vezes estas resistências têm um contato corrediço, que permite modificar a resistência elétrica R do...
tracking img