Resistencia materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PIRASSUNUNGA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

SISTEMAS FLUÍDOMECÂNICO PROFª LIDIANE CRISTINA COSTA

ATPS

RODRIGO HENRIQUE DE MARCO

1099427278

PIRASSUNUNGA 2011

MÁQUINAS HIDRAULICAS As maquinas hidráulicas são de extrema importância para nós tanto no transporte de fluídos em aplicações civil, automotiva eindustrial, quanto na produção de eletricidade. Dentre elas podemos destacar três grupos: 1. Máquinas motrizes transformam energia hidráulica em trabalho mecânico, e se subdividem em turbinas hidráulicas e rodas hidráulicas. Turbinas hidráulicas: são utilizadas principalmente em hidrelétricas e podem ser dos tipos : Francis (máquinas de reação, escoamento radial e escoamento misto, operam médias vazões emédias quedas. O controle da vazão é realizado no distribuidor ou sistema de pás móveis; Pelton (torque gerado pela ação de um ou vários jatos livre de escoamento tangencial); Propeller, rotor similar a hélice de navio. Rodas Hidráulicas: usadas principalmente em instalações rurais onde água atua por peso e por velocidade. 2. Máquinas geratrizes ou bombas recebem energia mecânica, geralmentefornecida por uma máquina motriz e transformam em energia hidráulica, sob a forma de energia potencial de pressão e cinética e podem ser divididas em: Turbobombas: onde o fluido é impulsionado por um órgão rotativo dotado de pás (rotor), que exerce sobre o líquido forças que resultam da aceleração e podem ser centrífugas, a movimentação do fluído dá-se do centro para a periferia do rotor, no sentidoperpendicular ao eixo de rotação; axiais as trajetórias as partículas liquida começa paralelamente ao eixo e transformam-se em hélices cilíndricas e mistas. Bombas de deslocamento positivo: transferência de energia é feita por variações de volume que ocorrem devido ao movimento da fronteira na qual o fluido está confinado e são alternativas (de pistão, êmbolo e diafragma) e rotativas (engrenagens,lóbulos, palhetas, helicoidais, fusos, parafusos, peristálticas), classificando-se também pelo posicionamento do eixo e pela posição do eixo da bomba em relação ao nível da água. 3. Máquinas Mistas - máquinas que modificam o estado da energia que o líquido possui (exemplos: os ejetores e carneiros hidráulicos). FUNCIONAMENTO DE BOMBA CENTRÍFUGA A Bomba Centrífuga tem como base de funcionamento acriação de duas zonas de pressão diferenciadas, uma de baixa pressão (sucção) e outra de alta pressão (recalque).
1

Para que haja a formação destas duas zonas distintas de pressão, é necessário existir no interior da bomba a transformação de energia mecânica (de potência); que é fornecida pela máquina acionadora (motor), primeiramente em energia cinética, a qual irá deslocar o líquido,eposteriormente, e em maior escala, em energia de pressão, a qual irá adicionar "carga"ao líquido para que ele vença as alturas de deslocamento. Para estabelecer este funcionamento, existem três partes fundamentais na bomba: - O rotor que se constitui de um disco provido de pás (palhetas) que impulsionam o líquido; - A carcaça que envolve o rotor acondiciona o líquido, e direciona o mesmo para a tubulação derecalque; - O eixo de acionamento, que transmite a força motriz e no qual está acoplado o rotor, causando o movimento rotatório do mesmo. Para que haja o funcionamento é necessário que a carcaça esteja totalmente preenchida do líquido, estando o rotor imerso no mesmo. Ao iniciar o seu processo de rotação (R.P.M), o rotor cede energia cinética à massa do líquido, deslocando suas partículas para aextremidade periférica do rotor, isto ocorre pela força centrífuga. A partir daí passam o ocorrer os fenômenos físicos que causam o aparecimento das duas zonas de pressão (baixa e alta) de que necessita a bomba para cumprir sua função.

Figura 1

2

SISTEMA DE TRANSPORTE DE FLUÍDO O sistema representado abaixo nos mostra como iremos transportar água de dois reservatorios para um outro...
tracking img