RESISTENCIA INTERNA DE VOLTIMENTROS

1108 palavras 5 páginas
1. OBJETIVO
Nesta prática temos por objetivo, determinar experimentalmente o valor da resistência interna de um multímetro operando na função de voltímetro em 3 diferentes escalas de medida e analisar a influência de um voltímetro real inserido em um circuito.

2. MATERIAIS
03 Multímetros digitais;
01 Fonte CC com tensão variável;
01 Placa Protoboard;
01 Resistor de 1kΩ;
Cabos de ligação;
Microcomputador com programa Origin®;

3. INTRODUÇÃO
Um voltímetro é um parelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos e por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível. É essencial que a resistência interna de um voltímetro seja muito grande quando comparada com a resistência de qualquer elemento do circuito entre os dois pontos aos quais o voltímetro esteja ligado. Caso contrário, o próprio medidor se torna um elemento do circuito e altera a diferença de potencial que deve ser medida.
Como o voltímetro tem o objetivo de medir a tensão do circuito sem influenciar no valor a ser obtido, o ideal seria que a sua resistência interna fosse infinita.
Para calcularmos a resistência interna do voltímetro, utilizamos a seguinte equação: (1)
Podemos remanejá-la da seguinte maneira: (2)
Onde “U” é a tensão aplicada dada em volts (V), “R” é a resistência interna do voltímetro dada em ohms (Ω) e “i” é a corrente elétrica que passa pelo voltímetro dada em ampéres (A).

4. PROCEDIMENTO
Para determinação da resistência interna de um voltímetro real foi construído um circuito como demonstra o esquemático da figura 1 abaixo:

Figura 1: Esquemático do aparato experimental.
Após ligar a

Relacionados

  • Relatorio eletrotecnica
    6009 palavras | 25 páginas
  • bases radiologicas
    4941 palavras | 20 páginas
  • Apostila de conserto de impressoras
    8845 palavras | 36 páginas