Resistencia dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma parte bem interessante é estudarmos como funcionam os fundamentos da resistência das matérias, para podermos ver como é a resistência dos materiais das pontes.

INTRODUÇÃO
A busca pelo conhecimento da resistência da matéria e a construção das mais variadas estruturas levou o homem a estudar o que hoje conhecemos como Resistência dos Materiais.
A Resistência dos Materiais, tambémconhecida como Mecânica dos Sólidos ou Mecânicos dos Corpos Deformáveis tem por objetivo prover métodos simples para analise dos elementos mais comuns em estruturas.
A Mecânica descreve e prediz as condições de repouso ou movimento de corpos sob a ação de forças. A finalidade da Mecânica é explicar e prever fenômenos físicos, fornecendo, assim, os fundamentos para as aplicações da Engenharia.Podemos definir que a estática considera os efeitos externos das forças que atuam num corpo e a resistência das matérias, por sua vez, fornece uma explicação mais satisfatória, pois mostra o comportamento dos sólidos submetidos a esforços externos, considerando o efeito interno.
Quando se fala em construção mecânica, as peças que fazem parte de uma determinada estrutura devem ter dimensões eproporções certas para suportarem esforços (pesos) colocados nela.
Exemplo: Ao vermos um reservatório de agua, suas paredes devem ter resistências apropriadas para suportar o peso e a pressão da água. O membro submetido à força, não depende somente deles, mas também de características mecânicas das matérias de fabricação dos membros.

HISTÓRIA DA RESISTÊNCIA DOS MATERIAS.
Os Romanos foram grandesconstrutores. Não apenas pelos monumentos e templos, mas também pela construção de estradas, aquedutos, pontes e fortificações. Foram inventores de materiais, estruturas e máquinas, dando origem a muitos termos até hoje a engenharia.
O desenvolvimento histórico da Resistencia dos Materiais é uma combinação de teoria e experiência. Homens famosos, como Leonardo da Vinci (1452-1519) e Galileu Galilei(1564-1642) fizeram experiências para determinar a resistência de fios, barras e vigas, sem que tivessem desenvolvido teorias adequadas (pelos padrões de hoje) para explicar os resultados atingidos. Outros, como Leonardo Euler (1707-1783), desenvolveram teorias matemáticas muito antes de qualquer experiência que evidenciasse a importância do seu achado.
Não há duvidas que a participação dosegípcios, teve grande importância no domínio das construções no passado. A partir de regras empíricas foram erigidas pirâmides, monumentos, templos e obeliscos, muitos ainda de pé até os dias de hoje.
Primeiros Cientistas
O avanço da matemática foi fundamental para a estruturação da Resistência dos Materiais. Na antiga Grécia os primeiros grandes matemáticos foram:
Thales de Mileto. Esse filósofoe matemático possui importantes estudos para a geometria, algumas descobertas e provas são atribuídas a ele como: Estudo do triângulo isóscele, prova da igualdade dos dois lados dessa figura ligada aos ângulos iguais; Igualdade e Semelhança de um triângulo; Demonstração de que o diâmetro de um círculo o divide em dois lados iguais; Explicação da obtenção de um triângulo retângulo inscrito em umcírculo a partir de seu diâmetro.
-Pitágoras de Samos. Pitágoras estudou as ondas em uma corda e sua relação de reverberação entre os sons emitidos pela terça e quinta parte da corda (Cordas são, também, elementos estruturais).
-Euclides de Alexandria. Batizou a geometria dada à grandeza de seus estudos, o plano euclidiano é sua descoberta mais famosa, Euclides também estudou a geometriaespacial, como geometria esférica e perspectivas.
-Arquimedes de Siracusa. Teve grandes formulações matemáticas de princípios físicos. Fundou o estudo da estática, que é à base da Resistência dos Materiais.
-Leonardo da Vinci. Um dos mais versáteis cientistas e de mais vasto trabalho realizado.
Galileu Galilei. Foi quem propriamente tratou a Resistência dos materiais de forma direta. Ele...
tracking img