Resistencia dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Mecânica

1. Definição:

A Mecânica é uma ciência física aplicada que trata dos estudos das forças e dos movimentos. A Mecânica descreve e prediz as condições de repouso ou movimento de corpos sob a ação de forças.
A finalidade da Mecânica é explicar e prever fenômenos físicos, fornecendo, assim, os fundamentos para as aplicações da Engenharia.
AMecânica é subdividida em três grandes ramos: Mecânica dos Corpos Rígidos, mecânica dos Corpos Deformáveis e Mecânica dos Fluídos, como indicado abaixo.

[pic]

2. Mecânica dos Corpos Rígidos:

A mecânica dos corpos rígidos pode ser dividida em estática (equilíbrio de um corpo rígido) e dinâmica (movimento de um corpo rígido).
A estática tem por finalidade o estudo do equilíbrio deum corpo em repouso ou em movimento com velocidade constante.
A dinâmica, por sua vez, pode ser caracterizada como a parte da mecânica dos corpos rígidos dedicada ao estudo do movimento de corpos sob a ação de forças, ou seja, movimentos acelerados dos corpos.

3. Mecânica dos corpos deformáveis:

As estruturas e as máquinas nunca são absolutamente rígidas, deformando-se sob aação das cargas a que estão submetidas. Estas deformações são geralmente pequenas e não alteram apreciavelmente as condições de equilíbrio ou de movimento da estrutura considerada. No entanto, essas deformações terão importância quando houver riscos de ruptura do material.
A Mecânica dos corpos deformáveis é estudada pela Resistência dos Materiais, Mecânica dos Materiais ou Mecânica dosSólidos, como também são conhecidas.
O estudo dos corpos deformáveis resume-se na determinação da resistência
mecânica, da rigidez e da estabilidade de elementos estruturais.




4. Mecânica dos fluídos:

A Mecânica dos Fluídos é subdividida no estudo dos fluidos incompressíveis líquidos) e fluidos compressíveis (gases). Uma importante subdivisão do estudo de fluidos incompressíveisé a hidráulica.




5. Grandezas Físicas Presentes na Mecânica:

As principais grandezas físicas presentes na Mecânica são:

a) Comprimento: Grandeza essencial que localiza a posição de um ponto no espaço. A partir do comprimento é possível descrever com exatidão a dimensão de um sistema físico. No sistema internacional de unidades (SI), a unidade básica de comprimento é o metro (m).[pic] b) Tempo: Pode ser definido como o intervalo entre dois eventos consecutivos. Medições desse intervalo podem ser realizadas por comparações, como por exemplo, eventos repetitivos tal como a rotação da Terra ao redor de seu próprio eixo. No sistema internacional de unidades (SI), a unidade básica de tempo é o segundo (s). Como o presente curso trata apenas dos problemas de estática, aquantidade tempo não possui influência significativa na solução dos problemas, porém em problemas de dinâmica, o tempo é uma grandeza muito importante para descrever as variações de posição, velocidade, aceleração e forças em um corpo.

[pic] c) Massa: A massa de um corpo representa uma quantidade absoluta que independe da posição do corpo e do local no qual o mesmo é colocado. No sistemainternacional de unidades (SI), a unidade básica de massa é o quilograma (kg). A massa representa uma propriedade da matéria que permite comparar a ação de um corpo em relação a outro e de um modo geral pode ser interpretada com a resistência que um corpo oferece a mudanças em seu movimento de translação.

[pic] d) Força: Pode ser definida como a ação de um corpo em outro corpo. Como um corpo não podeexercer uma força em um segundo corpo a menos que este ofereça uma resistência, pode-se concluir que uma força nunca existe só, ou seja, as forças sempre ocorrem aos pares, e as duas forças possuem a mesma magnitude e sentidos contrários. No sistema internacional de unidades (SI), a unidade básica de força é o Newton (N), que é representado a partir da seguinte relação, 1 N = 1 kgm/s².


6....
tracking img