Resina de poliester

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESINA POLIÉSTER PARA TINTA EM PÓ

BÁSICO

Roberto marques s jr

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 3
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
TIPOS DE TINTA EM PÓ 7
RESINAS TERMORRÍGIDAS PARA TINTA EM PÓ 8
COMPOSIÇÃO BÁSICA DE TINTAS EM PÓ TERMORRÍGIDAS 9
SISTEMA POLIÉSTER/TRIGLICIDILISOCIANURATO PARA TINTA EM PÓ 10
RESINA POLIÉSTER 10
INFLUÊNCIA DOS MONÔMEROS NA COMPOSIÇÃO DO POLIÉSTER 14
REAÇÕES BÁSICAS 14INFLUÊNCIA DOS MONÔMEROS NA COMPOSIÇÃO DO POLIÉSTER 15
SÍNTESE DAS RESINAS POLIÉSTERES 16
TRIGLICIDILISOCIANURATO (TGIC) 17
DETERMINAÇÃO DA RELAÇÃO TEÓRICA POLIÉSTER/TGIC 18
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 19

Introdução

Revestimentos orgânicos de superfícies, mais genericamente chamados de tintas, são utilizados principalmente para proteger e decorar superfícies dos mais diversos tipos,desde substratos orgânicos, como madeira e plásticos, a substratos inorgânicos como metais e alvenaria.
As tintas líquidas são uma das aplicações importantes dos polímeros. A diversidade de resinas poliméricas utilizadas nessa atividade industrial tem sido ampla, sendo as principais resinas: alquídicas, poliéster, epóxi, acrílicas, poliuretânicas e PVC.
Um dos segmentos mais importantesdo mercado de tintas líquidas no Brasil se refere aos produtos utilizados na linha decorativa, imobiliária, tintas de consumo doméstico e construção civil. No ano de 1990 foram fabricados 450 milhões de litros de tintas para produtos imobiliários, volume este que corresponde a aproximadamente 60% do volume total da produção nacional de tintas.
Atualmente, existem no mercado de tintasindustriais, revestimentos orgânicos produzidos e aplicados em forma sólida, as tintas em pó, as quais vem ganhando popularidade e grande aceitação devido, principalmente às suas excepcionais propriedades finais, facilidade de aplicação e por serem um produto livre de solvente, oriundo de tecnologias limpas.
As tintas em pó são revestimentos secos, totalmente isentas de solventes, sendo umamistura de componentes sólidos à base de resinas termorrígidas ou termoplásticas, pigmentos, cargas e aditivos. As principais resinas termorrígidas utilizadas em tintas em pó no mercado mundial são do tipo epóxi, poliéster, poliuretânicas e acrílicas. As características do filme obtido dependem principalmente do tipo de resina e agente de cura. Existem vários critérios importantes a seremconsiderados na formulação de um pó para revestimento como capacidade de pulverização, reatividade, cor, brilho, durabilidade em exteriores, etc.
Um grande desafio relacionado à química da resina poliéster para aplicação em tinta em pó, é conseguir um balanço adequado entre a sua massa molar, funcionalidade, viscosidade e temperatura de transição vítrea (Tg). Essas características devem permitir aaplicação da resina na produção de tinta em pó na qual seja possível a obtenção de boa estabilidade durante a estocagem e ótimas propriedades mecânicas durante a sua vida útil.
Tintas em pó apresentam várias vantagens em relação àquelas líquidas, sendo expressiva a sua taxa de crescimento devido aos seguintes fatores:

• Não liberam solventes durante e/ou após a aplicação; fator importanteem países que têm restrições quanto à emissão de produtos orgânicos voláteis na atmosfera.

• Solução para o problema da escassez do petróleo, já que não necessitam de solventes oriundos deste.

• Os processos de aplicação são simples e podem ser automatizados.

• Redução considerável do risco de incêndio.

• Não existe perda de material durante a aplicação, pois o pó não aderido aosubstrato pode ser coletado e reaproveitado.

• Excelente desempenho do filme devido as suas propriedades.

• Facilidade de aplicação, utilização e armazenamento.

• Relação custo/benefício atraente.

As tintas em pó termorrígidas podem substituir praticamente todos os tipos de tintas líquidas termorrígidas. A maioria das limitações que existiam há alguns anos atrás com relação ao custo...
tracking img