Resiliencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da Resiliência no Trabalho
Slide 1Resiliência é um termo proveniente da física que faz referência à capacidade que um corpo possui para recuperar sua forma original depois de suportaruma pressão. Ao ser incorporada a ciência do comportamento foi definida como a capacidade que o individuo possui para superar adversidades e sair fortalecido.
Resiliência não significainvulnerabilidade, está relacionada ao poder que a pessoa tem para enfrentar uma situação estressante e sair recuperada a qualidade da pessoa que não desanima, que não se deixa abater.
Adversidades, dificuldadese até mesmo traumas fazem parte de nossa vida, às vezes de modo mais intenso e marcante para uns que para outros, ou em determinadas épocas que em outras. Mas sempre temos que nos defrontar comquestões que colocam em xeque a nossa capacidade de resistir a determinadas pressões. Aqui, nos interessa algo mais do que apenas "resistir", mas lidar com a adversidade de maneira criativa, de modo a darcontinuidade à vida, sem que um obstáculo que parecia intransponível seja motivo de paralisação. Aquilo que fora uma pedra no caminho, pode ser motivo para se ir mais longe.
Slide 3 O trabalho é umadas atividades mais importantes do ser humano. Desde a nossa entrada na vida adulta, trabalhar é algo que faz parte integrante do nosso dia-a-dia. Nem sempre o trabalho coincide com a vocação, com aescolha profissional que diz respeito ao particular de cada indivíduo. Mas consideremos aqui o trabalho visto de um ângulo amplo. No nosso cotidiano, saímos todos os dias para trabalhar, e vivemos, emmuitos momentos, situações desafiantes. A expressão "matar um leão por dia" ilustra o esforço inúmeras vezes presente na vida diária das pessoas. Se grande parte do uso da nossa energia está aplicadano campo do trabalho, é certo procurar-mos uma maneira de sermos melhores.
Slide 4 A resiliência não é absoluta nem é adquirida,é uma capacidade que resulta de um processo evolutivo que varia...
tracking img