Resiliencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Vivemos no meio de total desordem, tanto profissional como pessoal. Mudanças acontecem continuamente, principalmente no setor profissional.
A rotina de muitos profissionais é de correria, sem tempo para nada; o que favorece e aumenta cada vez mais o estresse e o cansaço físico e principalmente mental. A competitividade do mercado de trabalho, a sobrecarga de funções e tarefas, apreocupação constante com a segurança, criou nas pessoas um sentimento permanente de tensão e até de desespero.
Por isso, profissionais estão sendo obrigados a se adaptarem a esse novo ambiente competitivo e de pressão, tornando-se mais resilientes.
O profissional resiliente é aquele capaz de se adaptar e reajustar às pressões diárias que uma organização apresenta.
O trabalho a seguir abordará sobre otema, mostrando o que é e porque é importante o profissional moderno desenvolver e ter essa habilidade.

RESILIÊNCIA
Resiliência é uma palavra proveniente do latim, resilio, que significa a capacidade de voltar ao estado original. Na Engenharia e na Física é usada para definir a capacidade de um corpo voltar ao seu estado natural, após ter sofrido uma pressão. Um exemplo de resiliência é a mola,que sofre pressão sobre si, e quando a pressão cessa ela volta ao seu estado normal.
O termo resiliência também foi adotado pelas ciências humanas, principalmente pela psicologia e, atualmente, pela Administração. Para estas áreas, ser resiliente não é apenas “voltar ao normal”, mas sim ir além.
Um profissional resiliente é aquele capaz de resistir às adversidades e reagir diante de uma novasituação. Um profissional pode precisar ser resiliente tanto para encarar a pressão e a competição do trabalho quanto para superar problemas pessoais, como crises econômicas e acidentes.
Ser resiliente no ambiente de trabalho, significa ter a capacidade de resistir as pressões e as frustrações diárias sem abalar-se psicologicamente. A resiliência é o resultado da formação e da educação que recebeuao longo da vida, desde a infância às experiências acumuladas durante a vida.
RESILIÊNCIA NO RH
Atualmente, no mercado de trabalho há uma grande escassez de profissionais resilientes. Na sociedade na qual vivemos os pais, por excesso de proteção pelos filhos, acabam cercando-os com tanta proteção e zelo que eles não desenvolvem resiliência o suficiente para lidar com os problemas que há na vidaadulta.
Nas grandes empresas nota-se a pouca resistência dos jovens para lidar com problemas e pressões.
Hoje em dia as empresas esperam que seus colaboradores e líderes possam aprender mais sobre si próprios e modificar sua resposta comportamental, além de saber lidar com a parte emocional. A área de Recursos Humanos está cada vez mais focada nos resultados estratégicos, e treinam profissionaispara desenvolverem melhor estratégias e recursos, para trabalharem melhor sobre pressão, diminuindo suas ansiedades e aumentando sua confiança diante dos problemas.
POR QUE AS EMPRESAS QUEREM PROFISSIONAIS RESILIENTES?
Com o cenário competitivo e de pressão com o qual nos deparamos cada vez mais os profissionais resilientes ganham espaço.
O profissional resiliente é capaz de planejar mudanças deacordo com as necessidades da empresa. Profissionais com essa capacidade são capazes de traçar melhor os objetivos da organização e de criar estratégias para conseguir atingi-la. São visionários e persuasivos e sabem argumentar bem.
Uma empresa administrada por um profissional desse porte, é uma empresa mais firme, que sabe a hora de investir, de contratar, demitir.
COMO SE TORNAR RESILIENTE?A resiliência é um fator importante para enfrentar os desafios pessoais e profissionais.
É possível, porém, adquirir ou aprimorar a sua resiliência, aprimorando o autoconhecimento, dedicando-se a exercícios físicos coletivos, aprender a tocar algum instrumento musical. Esses tipos de situações têm desafios que podem ser superados gradualmente.
Para ter ou aprimorar a resiliência no ambiente de...
tracking img