residuos sóilidos

364 palavras 2 páginas
Resíduo sólido é o que resta de qualquer atividade humana proveniente de hospitais, indústrias, domicílios, agrícola etc. Podem ser classificada pelos geradores como inúteis ou descartáveis.
Há algum tempo atrás, a definição internacional de resíduos sólidos ainda era o que restou de alguma produção ou transformação na qual não teria outro destino, à não ser o descarte. E também não existiam normas tão severas no encaminhamento correto do mesmo. Porém, com o aumento populacional e o desenvolvimento mundial ficou claro que todos haviam de se conscientizar na alta produção de resíduos e no descarte correto, ou diversos problemas apareceriam junto a globalização, bem como doenças e dificuldade no saneamento básico nas cidades.
Desta forma, alguns critérios foram mudados e o que em um primeiro momento era caracterizado como desprezível, passou a ser muito importante e exigir estudos e projetos com seu destino. Sendo assim, os resíduos sólidos foram categorizados em 6 partes:
I. Resíduos urbanos: Produzidos em domicílios, comércios e logradouros públicos em geral;
II. Resíduos industriais: produção ou transformação de matérias em pesquisas ou processos de mineração e extração.
III. Resíduos de serviços de saúde: Um dos resíduos de maior risco devido ao seu alto teor de contaminação. É produzido em hospitais, necrotérios, centros de pesquisas e semelhantes.
IV. Resíduos de atividades rurais: É gerado em agropecuárias e servidores rurais.
V. Resíduos provenientes de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários, postos de fronteira e estruturas similares: Tudo o que resta de meios de transporte, bem como manutenções, carga ou instalações. Seja de automóveis, aéreos ou marítimos.
VI. Resíduos da construção civil: Obras em geral, incluindo demolições e escavações.
Hoje em dia, o maior objetivo mundial é diminuir a produção de resíduos e encaminhar os resíduos já existentes para estações de tratamento específicas, transformando o que é desprezível

Relacionados

  • Rejeitos Industriais
    2181 palavras | 9 páginas
  • Coleta de lixo
    4715 palavras | 19 páginas
  • Destrução do meio ambeinte
    11356 palavras | 46 páginas