Residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2- POLUIÇÃO POR RESÍDUOS SÓLIDOS

Conceito de resíduo sólido
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).

Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, deresidências, escolas, indústrias e construção civil.

Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo deresíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicoscom alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.
Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos  das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Exemplos: aqueles gerados na sua residência e que são recolhidos periodicamente pelo serviço de coletada sua cidade e também a sobra de varrição de praças e locais públicos que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda.

http://www.infoescola.com/ecologia/definicao-de-residuos-solidos/
http://unisite.com.br/Geral/13428/Meio-Ambiente:-A-diferenca-entre-lixo-e-residuo.xhtml
Resíduos Sólidos - são materiais heterogêneos, (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividadeshumanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia de recursos naturais. Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, ambiental, econômico e estético. Gerado por processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda da varriçãopública. Além dos sólidos, os resíduos ainda podem se apresentar nos estados gasoso e líquido.
Ficam incluídos nesta definição tudo o que resta dos sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d'água, ou aqueles líquidosque exijam para isto soluções técnicas e economicamente viáveis de acordo com a melhor tecnologia disponível.
Lixo - é todo o tipo de material desnecessário, não aproveitável ou indesejado, originado no processo de produção e consumo de produtos úteis; Ao final, percebe-se que só há diferença na nomenclatura, eles querem dizer a mesma coisa!

http://www.ecolnews.com.br/lixo.htm
Lixo e resíduoA problemática do lixo no meio urbano abrange alguns aspectos relacionados à sua origem e produção, assim como o conceito de inesgotabilidade e os reflexos de comprometimento do meio ambiente, principalmente, a poluição do solo, do ar e dos recursos híbridos. Fazem parte integrante da vida e da atividade do ser humano a transformação da matéria e a produção de resíduos, podendo-se classificar emetapas: - o ser humano submetido às leis da natureza; - o ser humano tentando entendê-las e modificá-las, fase na qual os resíduos produzidos eram basicamente excrementos; - iniciam-se a atividade agrícola e de produção de ferramentas de trabalho e de armas, fazendo surgir os restos da produção e os próprios objetos, após sua utilização. Mas, como os materiais eram em sua maioria de origem...
tracking img