Residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESÍDUOS SÓLIDOS, SUAS CLASSIFICAÇÕES E FORMAS DE TRATAMENTO

RESUMO

Abordei esse tema para mostrar de que forma a geração de resíduos sólidos vem preocupando a humanidade, e o que é considerado material reciclável dentro dos resíduos gerados. Para tanto, parti da idéia de que o desenvolvimento da humanidade, desde o tempo das primeiras comunidades isoladas, tem implicado a diversificaçãodas suas necessidades. O crescimento populacional do último século aliado ao uso não sustentável dos recursos naturais tem gerado ainda mais o esgotamento dos mesmos e o aumento acelerado da geração de resíduos sólidos, que determinaram um processo contínuo de deterioração do meio ambiente com sérias implicações na qualidade de vida do homem. Diante desse cenário em constante evolução foidesenvolvida a “reciclagem”, a qual é acompanhada das idéias de “reduzir” a produção de lixo e “reaproveitar” os materiais usados. A reciclagem de resíduos sólidos no Brasil está em constante desenvolvimento, não somente pela evolução da educação e da preocupação com o meio ambiente, mas principalmente pela exaustão dos recursos naturais.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos; Políticas Públicas; GestãoAmbiental.

1 INTRODUÇÃO

Voltando atrás no tempo, no período da Pré-história, percebemos que os humanos viviam em pequenos grupos que se abrigavam em cavernas e se alimentavam dos animais que caçavam e das plantas que apanhavam. Eles se mudavam com freqüência à procura de mais recursos e nunca ficavam num mesmo lugar tempo suficiente para acumular muito lixo. Seus resíduos eram compostos porossadas e objetos de pedra lascada.

Com o passar do tempo os humanos passaram a se estabelecer em comunidades permanentes aumentando assim a concentração de pessoas e de resíduos produzidos por elas. Como elas não se mudavam mais, o acúmulo desses resíduos passou a incomodar.

O lixo produzido nas cidades brasileiras tem crescido assustadoramente e as prefeituras não estão preparadas paralidar com esse volume e diversidade de lixo, que até poucos anos atrás era constituído basicamente de restos orgânicos.

Assim, as centenas de milhares de toneladas de lixo produzido diariamente no Brasil têm como destino os lixões, grandes depósitos a céu aberto, que contribuem para o surgimento de doenças, além de constituírem um problema social, pois muitas pessoas vivem e se alimentam dosmateriais ali encontrados.

Devido a isto, o tema resíduo sólido tem sido discutido em diversas áreas do conhecimento, sendo destaque não só na ecologia, mas também inserido em áreas como a saúde pública e a educação, entre outras. A poluição ambiental provocada pelo crescente acúmulo de lixo representa uma ameaça à saúde da população em geral, pois podem levar à dispersão de microorganismos comovírus, bactérias e fungos entre outros.


2. RESÍDUOS SÓLIDOS

A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produze impacto.

Na onda do consumismo, os produtos que antigamente eram feitos para durar muitos anos, hoje tem uma vidaútil muito menor e, ao invés de consertar, as pessoas são incentivadas a jogar fora e comprar um modelo novo. Estamos na era do descartável, mas assim como as pessoas na Idade Média sofreram as conseqüências de jogar o lixo em qualquer lugar, nós estamos percebendo que consumir muito e jogar muita coisa fora está nos trazendo sérios problemas.

Um dos maiores problemas do lixo é que grande partedas pessoas pensa que basta jogar o lixo na lata e o problema da sujeira vai estar resolvido. Nada disso, o problema só começa aí.

“Arrumar um jeito de se livrar do lixo não é uma tarefa tão simples em uma cidade. Há muitos moradores, e todos eles jogam lixo fora, todos os dias” [CANTO, 2004, p.129]. Desse modo, muitos são os desafios que as grandes e pequenas cidades enfrentam ou ainda terão...
tracking img