Residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LIXO QUE VIRA VIDA
Autora: Heloisa Pereira da Silva
Orientadora: Profa. Patricia de Sá Freire
Curso Elaboração de Projetos Ambientais – CENED (http://www.cenedcursos.com.br )Turma nº11. Set.2009
RESUMO
Este estudo visa sensibilizar e conscientizar os alunos do ensino fundamental I, da E.E. “Zélia Dulce de Campos Maia”, Sorocaba/SP, quanto à importância da conser-vação e preservação do meioambiente em que vivem, por meio de um Projeto de Educação Ambiental. A escola e a comunidade exercem papel fundamental na con-tribuição para essa conservação e preservação assim o Projeto prevê a envolvimen-to de educadores e familiares para envolver cada aluno na destinação correta do seu lixo. Para tanto, faremos uso de múltiplas ações de sensibilização, conscienti-zação e mobilização de todosos envolvidos, orientando a comunidade escolar - alu-nos, pais, funcionários e comunidade a fazer a redução, reutilização e reciclagem (3’R) de seu lixo. Assim, no decorrer do Projeto, espera-se modificar de forma signi-ficativa o modo de pensar e as posturas individuais e coletivas para a melhoria da qualidade de vida na escola, na família e na comunidade. Como a Escola e comuni-dade produzem5.700 toneladas de lixo por ano, com a implantação deste Projeto objetiva-se os 3’R desse lixo, na proporção de 40%, no período de um ano.
1. INTRODUÇÃO
A escola e a comunidade exercem papel fundamental na contribuição para a con-servação e preservação do meio ambiente. Para isso, foi pensado o uso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, orientando alunos,pais, funcionários e comunidade a fazer uso dos 3 Rs. Assim, no decorrer do Projeto, espera-se modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor. Escola e comunidade produzem 5.700 toneladas de lixo por ano. Com a implantação do Pro-jeto objetivamos a redução, reutilização e reciclagem desse lixo, na proporçãode 40%, no período de um ano.
A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamen-te ligada à qualidade de vida que nós temos. Dessa forma, é função da Escola usar intensamente o tema “meio ambiente” de forma transversal através de ações reflex-ivas, práticas ou teóricas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessamaneira, desde a mais tenra idade, a res-ponsabilidade e respeito para com a natureza. O Projeto “O Lixo Que Vira Vida”, será implantado na E. E. “Profª Zélia Dulce de Campos Maia”, localizada no bairro Parque São Bento, na periferia da cidade de Sorocaba/SP e terá como público alvo, os alunos das 3ªs séries do ensino fundamental I. Analisando a região, podemos perceber que a comunidade é compostade pessoas simples, na sua maioria. Na área determinada para ser área verde do bairro onde encontramos riquezas tais co-mo: o Rio Sorocaba e mata ciliar abundante, percebemos a formação de uma favela em crescimento. Uma vez que o bairro é dividido em duas partes, observamos grande potencial para a implantação do Projeto, tanto na parte favelizada como na parte mais urbanizada, tendo em vista anatureza rica do local. A comunidade pouco percebe os valores à sua volta, ignorando questões relevantes para o ambiente, co-mo, por exemplo, jogar lixo doméstico, entulhos, móveis, etc., nas ruas e até mesmo dentro do rio, por isso, atitudes simples e urgentes em direção à sustentabilidade, como por exemplo, separar e reciclar lixo na escola ou em casa será de grande aju-da para toda a comunidade e omeio ambiente.
2. JUSTIFICATIVA
O Projeto Pedagógico “O Lixo Que Vira Vida” em sua metodologia tem a preocu-pação de contemplar questões relacionadas ao lixo produzido na escola e no bairro em que o aluno vive de forma que possa participar e estabelecer relações, interagir, transformar, re-elaborar e agir em seu meio e em outras realidades.
Partimos do pressuposto de que geralmente a criança...
tracking img