Residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, osconflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.

O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades eindivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.

O Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre aimportância da água doce e defender o manejo sustentável desta. A cada ano, nesta data, é destacado um aspecto específico da água doce.

Um diagnóstico sobre a situação de abastecimento de água emtodo o país será divulgado nesta terça-feira (22), através da Agência Nacional de Águas (ANA). Os dados do Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água, revelam que mais da metade dos municípiosbrasileiros correm o risco de chegar 2015 com problemas no abastecimento.
O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.
Os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água. O percentualrepresenta 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.
De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente,os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemasde abastecimento satisfatórios.
No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.
tracking img