Residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo

PNV 2100 – Introdução à Engenharia

Pesquisa de Métodos e Soluções Para o Tratamento de Lâmpadas, Lixo Eletrônico, Entulho e Resíduos Químicos em um Shopping Center de Grande Porte.

Turma 3, Grupo 2
Autores: Lucas Marques Padeiro, Tomás D' Afonseca e Silva, Augusto Angelo Pereira Damasceno, Henrique Reismann.

Professor Eduardo SansoneSão Paulo, Abril de 2012
Resumo Executivo
Este relatório tem por objetivo elucidar o funcionamento do sistema de tratamento de resíduos sólidos de um empreendimento de grande porte numa metrópole, mais especificamente, num shopping. Os resíduos que serão foco da pesquisa serão lâmpadas, lixo eletrônico, entulho de construção e resíduos químicos. À partir de pesquisas e de coletas dedados, pretende-se verificar problemas correntes deste tipo de empresa, relacionados aos resíduos sólidos de natureza especificada acima, propondo alternativas e soluções para tais.

Índice

1. Introdução........................................................................................4

2. A Redução na Disponibilidade das Matérias Primas...................5

3. Levantamento deDados..................................................................9

4. Análise dos Dados..........................................................................15

5. Definição do Problema..................................................................16

6. Alternativas para Solução do Problema......................................17

7. ReferênciasBibliográficas............................................................20

1. Introdução

A partir da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação federal que regulamenta o manejo do lixo brasileiro, aprovada em Agosto de 2010, o destino dado aos resíduos produzidos é um tema presente e muito repercutido pela mídia e que desperta cada vez mais o interesse da população em geral, à medida que esta aumenta suapreocupação em relação ao meio ambiente e, portanto às causas de sua deterioração.
Os shoppings centers são parte fundamental do lazer de moradores de grandes cidades como São Paulo, e assim recebem um número alto de pessoas que geram volumes maciços de lixo. De tal modo, ao analisarmos a situação da coleta e tratamento dado ao descarte dos shoppings podemos traçar um paralelo do que é feito em qualqueroutra empresa geradora de grandes volumes de lixo, validando assim a importância do trabalho de pesquisa e coleta de dados feita para a elaboração deste relatório.
Neste relatório serão apresentados os processos de manejo e tratamento de resíduos do Santana Park Shopping, inaugurado em 2007 e localizado na região norte da cidade, que possui 190 lojas dividas em mais de 27 mil m² com circulaçãomédia de 20 mil pessoas por dia. O Santana Park se dispôs a dar acesso às suas instalações além de fornecer os dados que aqui serão mencionados. Mais especificamente, será tema do relatório o tratamento dado às lâmpadas, ao lixo eletrônico, ao entulho e aos resíduos químicos, resíduos designados ao Grupo 2, responsável por este relatório.

2. A Redução na Disponibilidade das Matérias Primas
Aolongo da história humana, as diversas técnicas que possibilitaram o desenvolvimento do homem demandaram, de uma forma ou de outra, energia. Encontramos, para tanto, diversas fontes energéticas, com um grande destaque para os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, dentre outras matérias primas.
Contudo, com a revolução industrial e o consequente surgimento de uma nova forma deeconomia que demanda uma gigantesca quantidade de energia, além do grande aumento da população mundial, esses recursos foram usados de forma desenfreada, provocando uma redução em sua disponibilidade, principalmente durante o último século.
1. O Petróleo
Foi constatado em 1974, pelo pesquisador King Hubbert, em seu Essay on Exponential Growth, the Interest Rate and Inflation, o persistente...
tracking img