Residuos solidos urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Uma preocupação importante do mundo moderno é a destinação correta e sensata, ecologicamente e sanitariamente, dos milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados. Em cada casa do mundo ocidental são produzidos aproximadamente uma tonelada de resíduos sólidos por ano .
Uma das estratégias para o desenvolvimento sustentável é a gestão integrada de resíduos sólidos, a qual propõemudanças de comportamento dos cidadãos através de programas de educação que apontem os benefícios trazidos a médio e longo prazo com a implantação deste sistema.
É sabido que alguns fatores influenciam na origem e formação do lixo no meio urbano. Tais fatores que são importantes, dentre outros, nas avaliações dos problemas pertinentes aos resíduos sólidos são os fatores econômicos, ambiental,sanitário, comunitário, cultural e político; o número de habitantes do local e expansão da cidade; tipos usuais de acondicionamento; tipos de coletas e de equipamentos de coleta; sistema viário e tipos de pavimentos das vias; distância ao destino final e forma adequada de destino final; área relativa de produção, disciplina e controle de pontos produtores; variações sazonais; condições climáticas;hábitos; níveis educacionais; segregação na origem; sistematização na origem e leis e regulamentações específicas.
A relevância sanitária na solução satisfatória de todas as fases de processamento do lixo prende-se aos aspectos de saneamento básico, com redução de impactos ambientais e, consequentemente, melhoria das condições de saúde pública.
As medidas tomadas para a solução de resíduossólidos têm, sob o aspecto sanitário, objetivo comum a outras medidas de saneamento: de prevenir e controlar doenças a eles relacionadas.
O aspecto econômico, às vezes tão discutido, é ainda uma incógnita, pois o lixo não constitui riqueza a ser explorada, mas problema a ser resolvido. É pequeno o valor puramente econômico do reaproveitamento do lixo se compararmos esse retorno de receita com osinvestimentos necessários para sua solução.
As vantagens econômicas da solução adequada para o problema dos resíduos sólidos podem ser encaradas como decorrência da solução dos problemas de ordem sanitária, com o aumento da vida média efetiva do homem, pela redução de doenças, acrescentando-se ainda que, a redução na geração de resíduos sólidos implica em menores gastos com a coleta, transporte econseqüente disposição final.

RSU são as iniciais de Resíduos Sólidos Urbanos que, na prática, significa o lixo doméstico que resulta do nosso dia-a-dia enquanto consumidores. O termo RSU é utilizado porque, além de ser mais agradável, é mais específico na sua definição, estando associado apenas a resíduos sólidos de caráter urbano não recicláveis ou reaproveitáveis, enquanto o termo lixosignifica tudo aquilo que consideramos supérfluo e passível de eliminar.Com o progresso da sociedade de consumo, cada vez mais produzimos uma maior quantidade de resíduos no nosso dia-a-dia. Atualmente, quase sem exceção, todos os produtos são colocados em embalagens de múltiplas formas e tipo de materiais que, após abertas ou vazias, se tornam dispensáveis. E se esta tendência é irreversível, pelomenos é necessário minimizar os seus efeitos.

Histórico
No Brasil, o serviço sistemático de limpeza urbana foi iniciado oficialmente em 25 de novembro de 1880, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, então capital do Império.
Nesse dia, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto nº 3024, aprovando o contrato de "limpeza e irrigação" da cidade, que foi executado por Aleixo Gary e, maistarde, por Luciano Francisco Gary, de cujo sobrenome origina-se a palavra gari, que hoje denomina-se os trabalhadores da limpeza urbana em muitas cidades brasileiras (ABES, 1998).
Como a gestão de resíduos urbanos é uma atividade essencialmente municipal e as atividades que a compõem se restringem ao território do Município, não são muito comuns no Brasil as soluções consorciadas, mesmo quando...
tracking img