Residuos nas industrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção de resíduos nas indústrias.

A indústria da construção civil e a geração de resíduos ocupam posição de destaque na economia nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além desta participação direta no PIB, destaca-se também o grande contingente de mão-de-obra direta empregada, que corresponde a 3,92 milhões de empregos, sendo omaior setor empregador da economia nacional Esta indústria é responsável por um consumo considerável de materiais, seja em quantidade ou diversidade. Comparando-se, por exemplo, com a indústria automobilística, o seu consumo, medido em massa de materiais demandados, chega a ser de 100 a 200 vezes maior. Embora outras indústrias tenham problemas semelhantes, a ineficiência em alguns dos processosprodutivos e, principalmente, os seus tamanhos fazem com que a indústria da construção civil seja reconhecidamente uma grande geradora de resíduos. Estes aparecem tanto na construção civil informal quanto na formal.
O interesse em saber a quantidade de resíduos gerada pela indústria da construção civil existe a algum tempo, muitas vezes inserido na discussão da redução de desperdícios. A primeirareferência nacional sobre essa questão, que suscitou uma discussão mais ampla sobre o assunto, foi o trabalho realizado por Pinto (1989).

Recentemente, o interesse neste assunto tem se acirrado com a discussão de questões ambientais, uma vez que desperdiçar materiais, seja na forma de resíduo (mais comumente denominado entulho de construção) ou sob outra natureza, significa desperdiçar recursosnaturais, o que coloca a indústria da construção civil no centro das discussões na busca pelo desenvolvimento sustentável nas suas diversas dimensões. Soma-se a esse fato a escassez de locais para a deposição do resíduo gerado, principalmente nos grandes centros urbanos, o que ocasiona transtornos à população e demanda vultosos investimentos financeiros. Assim, atualmente observa-se um grandepotencial para a redução dos resíduos gerados na construção civil, haja vista os valores discrepantes das situações observadas nas poucas pesquisas realizadas sobre o assunto no país e no exterior, embora haja grande consciência sobre a necessidade de se utilizarem racionalmente os materiais nos canteiros de obras, seja por uma questão ambiental ou pela questão da competição entre as empresasconstrutoras, acentuados no início da década de 1990. Como forma de amenizar o impacto desses resíduos no meio ambiente, muitas ações vem sendo implementadas nas várias etapas do empreendimento de construção civil. Em particular, no que diz respeito ao canteiro de obras, existem algumas políticas de coleta segregada dos resíduos gerados, visando à sua reciclagem ou reuso, implementadas localmente emalgumas construtoras da Região Metropolitana de São Paulo. No entanto, embora seja muito importante dar uma destinação adequada aos resíduos gerados, tornam-se imperativas ações que visem à sua redução diretamente na fonte de geração, ou seja, nos próprios canteiros de obras, que, somadas às ações de adequar a destinação desses resíduos, podem contribuir significativamente para a redução do impacto daatividade construtiva no meio ambiente. Este trabalho vem contribuir para a solução dessa problemática, mais especificamente no que diz respeito ao combate à geração de resíduos, na medida em que apresenta os principais resultados de estudos realizados pelo Grupo de Estudos em Produtividade no Uso dos Recursos Físicos da Escola Politécnica da USP, em conjunto com vários pesquisadores de outrasinstituições de pesquisa e empresas construtoras distribuídas pelo país. Tais estudos seguiram um caminho de progressiva atuação sobre a geração de resíduos, partindo-se da quantificação indireta dos resíduos presentes nas perdas de materiais, passando pela previsão de geração para novos casos e chegando à intervenção com base em indicadores.

Tratamento de Resíduos

Resíduo – qualquer...
tracking img