Residuo hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Integrado de Educação Básico e Profissional do Pará - SIEPA

Heliane Regina
Izabel Almeida
José Eduardo Campos
Leonardo Castro
Roger da Costa

RESÍDUO HOSPITALAR

Belém
2012

Heliane Regina
Izabel Almeida
José Eduardo Campos
Leonardo Castro
Roger da Costa

RESÍDUO HOSPITALAR
Trabalho apresentado como requisito para a primeira avaliação da disciplina de Proteçãoambiental no Sistema de Integrado de Educação Profissional do Pará - SIEPA, da turma TST04M. Orientado pela professora Senira.

BANCA EXAMINADORA:

__________________________________
ORIENTADOR

APROVADO EM:______/______/_______

CONCEITO: _______________________

Belém
2012
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo a verificação dosriscos existentes nos resíduo hospitalar, estabelecendo diretrizes para o manuseio, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como á proteção á saúde publica, ao meio ambiente e a segurança do trabalhador.
Verificou- se que muitos riscos são inerentes á própria atividade, mas outros podem ser agravados pelos própriosfuncionários, ás vezes por desconhecimento dos perigos, mas também por imprudência. Fica a necessidade de um programa continua de treinamento para corrigir algumas situações encontradas, e a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Devido ao grande numero ao potencial dos riscos, é necessária maior atenção dos órgãos fiscalizadores e dos próprios empreendedores com relação á proteção davida humana, e do meio ambiente. As empresas devem buscar a redução da geração de resíduos por meio da adoção das melhores práticas tecnológicas e organizacionais disponíveis, como diz a NR – 25.2, NR – 32, RDC 306 – ANVISA, CONAMA n° 237/1997, (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Introdução
O aquecimento global é um fenómeno natural que, devido à libertação de gases resultantes daatividade humana, tem vindo da radiação solar que incide na terra uma parte é refletida pela atmosfera enquanto que outra é absorvida pela superfície terrestre gerando calor, que irradiado sob a forma de radiação infravermelha. Os gases de estufa absorvem parte desta radiação infravermelha de maior comprimento de onda. Os principais gases de estufa libertados pelas atividades humanas são o CO (resultada queima de combustíveis fosseis, da queima de florestas para obtenção de terrenos agrícolas); o metano (tem origem em plantações de arroz pecuária); óxido nitroso (deriva de combustíveis fosseis e fertilizantes químicos); clorofluorcarbono os (utilizados como propulsores em aerossóis em gases de refrigeração). Indo a aumentar. Além do referido acima, podemos encontrar no tratamento dos lixoshospitalares mais um fator que contribui para o aquecimento do planeta. Assim, iremos fazer uma pequena abordagem sobre o que estes são ao tipo de separação utilizada entre outros. Com o excesso de produção de resíduo hospitalar, e posterior tratamento dos resíduos, verifica-se um aumento dos gases libertados para a atmosfera o que promove agravamento do aquecimento global do planeta, tendo comoconsequências subida do nível dos oceanos, alterações climatéricas, que afetam disponibilidade dos recursos hídricos e alimentares, devido às secas prolongadas, vagas de calor, inundações e tempestades rigorosas.

Objetivo
Este estudo tem como objetivo estabelecer os métodos básicos objetivando proteger a integridade física, a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interagem no processode resíduo hospitalar e proteger o meio ambiente desses resíduos industriais. Suas orientações contemplam o planejamento, a organização, a execução, a manutenção, transporte, tratamento e disposição de resíduos. E o controle em conformidade com a NBR-25 e NBR-32 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a Portaria n° 6, 9/3/1986 e com a portaria n° 485, 11/11/2005 do Ministério...
tracking img