Resgate historico da politica da saude e a costruçao do arcabouço legal

2321 palavras 10 páginas
RESGATE HISTÓRICO DA POLITICA DA SAÚDE E A CONSTRUÇÃO DO ARCABOUÇO LEGAL

INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos apresentar,um pouco sobre a política de assistência social.sabemos que a Política de Assistência Social foi inserida na Constituição de 1988 nos artigos 203 e 204, e encontra regulamentada pela lei n.8.742 de 1993 por meio da lei Orgânica da Assistência Social – (LOAS).
Veremos que os serviços e benefícios da política da Assistência Social são destinados a população que não tem condições de prover seu próprio sustento de forma permanente ou provisória, independente de contribuição à seguridade social
A assistência social tem características universalista, distributiva, descentralizada e participativa, constituem no modelo definido por meio de política, do plano e do fundo, e está direcionada para a reinserção social, para as reconstituições das relações familiares, para a reabilitação profissional e para os programas e projetos de enfrentamento a pobreza.

DESENVOLVIMENTO

A Política de Seguridade Social é considerada muito importante, pois estão nela presente a Saúde, a Assistência Social e a Previdência Social, essas políticas são consideradas como produto histórico de lutas e de muito trabalho, essas são os principais meios de intervenção do profissional de Assistência Social.
Sabemos que as políticas de seguridade surgiram pela a origem do trabalho assalariado que se ampliam a partir do Segundo Pós- guerra, como meio de prover proteção social a todos os trabalhadores como reivindicação dos direitos sociais.
As políticas de proteção social são para aqueles que não têm recursos de prover suas necessidades básicas, como a alimentação, tratamento de saúde, invalides e entre outros. Sabemos que política social refere-se a um conjunto de ações administrativas governamentais que procuram atender de forma coletiva a uma determinada demanda social especifica, ou seja, quais são as medidas de

Relacionados