Resgate histórico da trajetória do serviço social

Páginas: 14 (3394 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre o surgimento do Serviço Social na América Latina, no Brasil e no mundo, apontando fatos históricos importantes e também elementos que contribuíram para a sua organização, o que nos ajudará a entender melhor o seu desenvolvimento.
Iremos abordar, também, características da sociedade no período da criação do Serviço Social e, ainda, mencionaremosdados referente a atuação do Assistente Social.

RESGATE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL

A década de 20, em todo o continente latino-americano, destaca-se pela ascensão de novas classes sociais (burguesia e proletariado), pelas relações de produção sustentadas pela exploração da força de trabalho (através do regime de assalariamento), pela dinamização da industrialização e pelacrescente entrada de capitais norte-americana.
Os trabalhadores começam a se organizar, aumentando assim o seu poder de força e de pressão, desvelando as consequências do sistema capitalista e apresentando um novo projeto de organização da sociedade, como a experiência da Rússia, no ano de 1917.
A correlação de forças entre as duas principais classes sociais exigia a construção de alternativas paralidar com essa nova realidade social e manter a hegemonia da burguesia, visto que a relação entre esta (representada pelo Estado) e a classe trabalhadora vinha ocorrendo com o uso de repressões e concessões.
O Estado passava a assumir funções de ordem político-econômicas e sociais, o que impunha a construção de uma nova estrutura (física, administrativa e de recursos humanos).
Na busca dealternativas para lidar com o movimento popular e dos trabalhadores o Estado passa a intervir na formação e na manutenção da classe trabalhadora e, coerente com a postura adotada - na utilização de repressão e concessão - a burguesia concordava com a aprovação de uma legislação trabalhista, cujo conteúdo e a própria aprovação fora resultado das lutas dos trabalhadores, travadas desde os primórdios doprocesso de industrialização.
A história do Serviço Social deve ser entendida na sua ligação com o contexto geral da sociedade, isto é, a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais.
O início do Serviço Social se apresenta com os interesses da classe dominante, porém estava sujeito a ser mediador entre as classes sociais.
Em torno da década de 30, começou haver noBrasil uma urbanização que crescia muito, e as contradições da industrialização fazem surgir as lutas reivindicativas, e então a classe trabalhadora passa a se organizar resultando em hostilidade. Nasce então, através do papel pacificador por parte do Estado, a institucionalização do Serviço Social que, movido pelas profundas alterações sociais através do processo de transição do modeloagrário-comercial para o modelo industrial, atua frente à "questão social" que é apresentada diante de todos, e, o debate sobre a 'questão social' atravessa toda a sociedade e obriga o Estado, as frações dominantes e a Igreja a se posicionarem diante dela.
A expansão da economia norte-americana na América Latina resultou na adoção do Brasil pelo desenvolvimentismo que monopolizava a economia e a política,havendo influência norte-americana também no Serviço Social.

O DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO MUNDO

Na perspectiva endógena, a origem do Serviço Social está relacionada a evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, das damas de caridade (moças de famílias ricas) emergentes na igreja católica, por meio do humanismo cristão, reforçando, sobretudo, questões denatureza moral e orientação conservadora.
Segundo Valério Coelho de Omena, os dois fatores que contribuíram para a evolução da queda eminente da legitimação do Serviço Social foram a industrialização e os fatores técnicos com a introdução da ciência.
Não foi uma exclusividade do Serviço Social, visto a relação de subordinação dos países considerados subdesenvolvidos e classificados como de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resgate da trajetória do serviço social
  • SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL- RESGATE HISTÓRICO
  • Um resgate histórico-teórico-metológico do serviço social em natal/rn
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • Trajetória do serviço social
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!