Resgate do foclore brasileiro baseado no festival nacional do saci em botucatu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani.

Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno. É uma criança, um negrinho de uma pernasó que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser.

Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Ele não atravessacórregos nem riachos. Alguém perseguido por ele, deve jogar cordas com nós em seu caminho que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja.

Diz à lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.

Para maior embasamento, fez-se um levantamento dedados sobre o Folclore Brasileiro, dando destaque ao Saci e a realização de uma pesquisa através de entrevista com o Presidente da Associação Nacional de Criadores de Saci (ANCS), cuja sede se localiza na cidade de Botucatu -SP.

Como colaboração, pretende-se elaborar um programa de conscientização e divulgação junto à população.

1.1 Definição do Problema

O folclore brasileiro vem perdendoseu lugar na vida dos brasileiros, isto porque há uma super valorização das culturas estrangeiras e uma grande desvalorização da nossa. Existem várias forças que vêm ao passar dos anos tentando fazer com que isso mude, a Associação Nacional dos Criadores de Saci – ANCS é uma delas, e os resultados estão começando a aparecer, a cidade de Botucatu-SP, onde é a sede da ANCS, está ficando nacionalmentefamosa pela criação de sacis e pelo Festival que ocorre todos os anos. E assim, está havendo uma certa procura e renascimento do nosso folclore.

1.2 Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo resgatar as manifestações culturais e folclóricas de nosso país tendo como enfoque o Festival Nacional do Saci que ocorre no município de Botucatu-SP.

1.3 Justificativa

Devido ao avanço daglobalização muitas tradições e lendas brasileiras vêm perdendo lugar para tradições e lendas de outros países. Se tornou comum nestas últimas décadas a substituição de eventos tradicionais brasileiros por comemorações de outras culturas, um caso claro sobre isso é as comemorações do Dia das Bruxas que vem crescendo cada vez mais, sendo que nosso país possui tantas manifestações folclóricas queacabam sendo esquecidos por essas culturas estrangeiras.

Vale ressaltar a importância de nosso folclore, os seus personagens possuem uma característica comum: o meio ambiente, todos eles tem como seu habitat natural regiões de águas e matas preservadas e/ou conservadas. Daí que está a grande preocupação em poder resgatar o folclore brasileiro, a conscientização ambiental e um mundo de imaginaçãopara todos nós.





2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Folclore 

2.1.1. Definição

Segundo o Ferreira (1994, p.302), “folclore é conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções; conjunto das canções populares de uma época ou região; estudo e conhecimento das tradições de um povo expressas nas suas lendas, crenças, canções e costumes.”De acordo com Mônica (1989, p.24), a definição aprovada no 1º Congresso Internacional de Folclore realizado em 1954, em São Paulo “considera-se fato folclórico toda maneira de sentir, pensar, agir, que constitui uma expressão da experiência peculiar de vida de qualquer coletividade humana, integrada numa sociedade civilizada.”

O que segundo Brandão (1985, p.23):

Utiliza...
tracking img