Resgate de fauna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE RESGATE E SALVAMENTO DE FAUNA


1- INTRODUÇÃO

O empreendimento pretendido está localizado em duas propriedades, a Fazenda Minuana - 3842,1217 ha (figura 1) e a Fazenda Rio do Meio - 3864,6676 ha (figura 2), numa área de Cerrado, onde segundo o GEOBAHIA - INEMA é composta de três tipologias diferentes, sendo elas: Cerrado “sensu strictu”, Campos Cerrado e Veredas.Fonte: Adaptada do GEOBAHIA – INEMA
Figura 1. Imagem contento as diferentes tipologias de cerrado da Fazenda Minuano.

Fonte: Adaptada do GEOBAHIA – INEMA
Figura 2. Imagem contento as diferentes tipologias de cerrado da Fazenda Rio do Meio.

A grande região ocupada pelo Cerrado no passado, cerca de dois milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro, tem se consolidado neste iníciodo século XXI como uma fronteira de desenvolvimento capaz de sustentar um crescente aumento da produção agropastoril, fato que vem refletindo, de forma marcante, nas paisagens e populações locais. (FERREIRA, 2000)

A modernização das técnicas produtivas no campo, em especial na área do Cerrado, aliada a um acréscimo constante de investimentos financeiros subsidiados por programas e políticasoficiais, vem propiciando um avanço indiscriminado sobre a paisagem do Cerrado, o qual, tem se transformado em uma região viável na utilização pela agropecuária, decorrente de uma extensa área agricultável, facilidade de mecanização, de recursos hídricos, por estar próximos de centros consumidores, entre outros, além da desvalorização do Cerrado em seus aspectos naturais, culturais e científicos.(FERREIRA, 2000)

Estudos recentes indicam uma área aberta, superior a 85 milhões de hectares até o início do presente século, representando cerca de 48% da superfície coberta pelo Cerrado no Brasil. Esse avanço indiscriminado, sem um plano de manejo sustentado, tem ameaçado, substancialmente, a biodiversidade do Cerrado. Apesar de sua aparente uniformidade, o Cerrado guarda uma grande variedade deespécies de seres vivos, bem como variados e importantes subsistemas, dentre os quais, as Veredas. Estima-se que 1/3 da biota brasileira e cerca de 5% da fauna e flora mundial se encontram no Cerrado Brasileiro (WWF, 1995).

A fauna do cerrado é muito rica e apresenta uma grande variedade em espécies nos ambientes que o compõe, abrigando comunidades com quantidade significativa de animais,algumas com adaptações especializadas para a exploração do seu habitat. No ambiente do Cerrado são conhecidas, até o momento, mais de 1.500 espécies animais, formando o segundo maior conjunto animal do planeta. Cerca de 50 espécies de mamíferos (das quais 25 são endêmicas), mais de 830 espécies de aves (das quais 30 são endêmicas), 150 de anfíbios (das quais 45 são endêmicas), 120 espécies de répteis(das quais 45 são endêmicas). Apenas no Distrito Federal há 90 espécies de cupins (Isoptera), 1.000 espécies de borboletas (Lepdopitera) e 500 de abelhas e vespas (Hymenoptera).

Devido à ação do homem, o Cerrado passou por grandes modificações, alterando os diversos habitats e, consequentemente, apresentando espécies ameaçadas de extinção, como, por exemplo: a Arara-azul-grande (Anodorhynchushyacinthinus), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), a anta (Tapirus terrestris), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), o falcão-de-peito-vermelho (Falco deiroleucus), o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), o tatu-canastra (Cabassous unicinctus), o cervo (Blastocerus dichotomus), o cachorro-vinagre (Spheotos venaticus), a onça-pintada (Panthera onca),a ariranha (Pteronura brasiliensis) e a lontra (Lutra longicaudis).

De acordo com os dados do projeto de supressão, os nomes populares e científicos de algumas espécies da fauna encontradas na propriedade estão presentes nos quadros 1 e 2 e foram obtidos a partir da visualização em campo de animais, pegadas, fezes e pesquisa na literatura.

Quadro 1: Espécies de vertebrados encontrados na...
tracking img