Resgatando a ética e a cidadania

PROJETO: ” RESGATANDO A ÉTICA E A CIDADANIA”


Qual o tema que queremos trabalhar? Resgatando a ética e a cidadania. Por que o interesse por esse tema? Desenvolver o espírito de solidariedade e o respeito mútuo, visando a redução da violência, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivência em grupo. O que já sabemos a respeito? Na observação do cotidiano escolar vivenciamos osfatos relatos na afirmação anterior.

JUSTIFICATIVA

Esse projeto nasceu da necessidade de se criar no curso das Tecnologias de Informação e Comunicação, um projeto voltado à escola com o uso da tecnologia. Procurando focá-lo nas disciplinas de Filosofia, História, Sociologia e Matemática, o mesmo visa resgatar princípios e valores éticos, aproximando o educando de temáticas prioritárias dasações coletivas como: a ética, a democracia, os direitos humanos e a inclusão social em suas relações e interações com o outro, criando oportunidades diversas de diálogos e comportamentos que permitam uma construção da consciência ética e sua influência na cidadania e nas noções de convívio social fazendo com que o educando possa ser participante de todo o processo de transformação, que advém dele,para isso, é trabalhado com uma educação moral que proporcione a ele condições para o desenvolvimento da autonomia, entendida como capacidade de posicionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, e principalmente, refletindo sobre o impacto destas escolhas no âmbito da coletividade. Trabalha-se cotidianamente para que as práticas desenvolvidas no âmbito escolar e na sociedade sirvam de pontepara as futuras gerações.                             
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Ética é um tema fascinante, porém complexo. Fascinante porque em teoria é compreensível e inspirador e complexo porque se dá na prática por meio das pessoas. A ética, por ser um produto das relações humanas não pode ser estudada de formaisolada, mas com foco no ambiente e nas relações humanas. Geralmente confundimos os termos ética e moral, mas apesar da proximidade entre os dois termos, ética e moral têm sentidos diferentes. A moral tem uma dimensão prática, a ética tem uma dimensão teórica. A palavra ética vem do grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter” (forma de vida adquirida pelo homem). Já a palavra moraltem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes” no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito (comportamento adquirido pelo homem) . A vida em sociedade exige a criação e o cumprimento de normas e indicações norteadoras das relações interpessoais, possibilitando o diálogo, a cooperação, a solidariedade e o respeito mútuo entre os componentes sociais.A escola tem a incumbência de resgatar o respeito mútuo, pois se encontra submergida em regras e normas que orientam o seu funcionamento e a convivência da sua clientela e sendo um ambiente repleto de situações sociais que demandam princípios de postura, servem de primeira instância das relações interpessoais pautadas no respeito mútuo, com propósito de promover a discussão das questões éticas nasociedade vigente. Os PCNs, preconisam a ética como “eixo norteador” de todos os temas transversais que visam contribuir para a formação de cidadãos comprometidos em transformar as situações de injustiças, discriminações, repúdio, violência, falta de respeito, vivenciadas pela sociedade no seu dia a dia. Segundo Yves de La Taille, à escolaatual, compete:
Lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania. E para ser cidadão, são necessários sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, um conjunto mínimo de normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos. (Taille, 2003, p.23)....
tracking img